quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Iung é campeão isolado- XXV Memorial Capablanca

Muitos atrasasos e discussões ocorreram nesta última rodada. Muita gente se esqueceu que a rodada era 17h hoje, inclusive eu. Ás 17h15min eu estava no msn teclando, quando o Diego entra e diz:
-Matheus, hoje a rodada não é cinco horas não?
Entrei e pânico e rapidamente me troquei e peguei um moto táxi, e quando chego lá ofereço empate para o Iung, o último tendo aceitado. O segundo colocado foi mestre Catarinense Sílvio Cunha, e o terceiro foi o mestre pernambucano Marco Asfora, Sílvio Lucena quarto e Fred quinto.
A rodada finalizou com uma discussão na mesa 4, partida entre Marcius e Lincoln, onde o árbitro decretou um empate onde a seta de Brandão estava caindo, baseado no artigo 10.2. Na minha opinião o correto seria jogar mais alguns lances até a posição se concretizar empate.
Ocorreram muitos inconvenientes mas o torneio em si teve um nível muito alto. Eu nunca joguei um torneio tão forte! eu perdia para um mestre e em seguida pegava outro!meu deus!
Enfim, depois de tudo, este torneio foi de grande prestígio, bem realizado e estruturado.

11 comentários:

  1. eu quero saber os links para os blogs do Pedro de Lima Neto e do Silvio Cunha..
    Coloca na lista de blogs!!
    xD

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos campeões a a todos os participantes!

    Parabéns também ao Matheus pela cobertura!!

    Lamentável só o fato de ocorrerem tantas confusões. Nunca vi isso antes no tradicionalíssimo Memorial Capablanca.

    ResponderExcluir
  3. Marcos, antes de escrever, dá uma lida antes, pq não dá pra entender nada do que tu tentou dizer.

    ResponderExcluir
  4. a confusão aconteceu por uma questao de arbitragem?

    ResponderExcluir
  5. Será que a culpa foi do MF Lucena mesmo?

    ResponderExcluir
  6. nem tava lá mas acho que não viu aloísio.kkkk

    ResponderExcluir
  7. ok pessoal, o caso será oficialmente recorrido ao presidente da CBX Antônio Bento, por MF Lincoln Lucena.
    em questão de arbitragem, tive uma conversa com o árbitro Bezerra, e houvi seu ponto de vista. No entanto ainda discordo da sua decisão, pois o empate só poderia ser decretado com a posição puramente empatada( a posição era empate, mas lucena ainda tinha como forçar o ganho, com o erro de Marcius no final, 3 peoes na ala do rei com um na ala da dama e bispos de mesma cor)
    .
    É natural a reação de Lincoln, mas nao correta. Por ter se sentido injustiçado, se aborreceu e expôs tudo que pensava.

    ResponderExcluir
  8. Arbitro não pode analisar posição!
    Só se da o empate quando o jogador não estiver fazendo lances para ganhar, você analisa a conduta do jogador e não a partida, quando a posição ficar realmente empatada os jogadores começaram a repetir os lances ficará obvio o empate teorico! Antes disso não existe!

    ResponderExcluir
  9. Conversei com o Mestre Lucena e ele se mostrou realmente muito aborrecido com a situação. Gostaria de lembrar que o Lincoln Lucena é Árbitro Internacional e sabe o que reclama, quando o faz. Não vi a posição, mas se o Lincoln reclamou, deve-se pelo menos, ser ouvido.

    ResponderExcluir
  10. Ademais, já arbitrei vários torneios desde que aqui cheguei (em Brasília)com a presença do Mestre Lincoln e ele nunca reclamou de coisa alguma da minha arbitragem. Será que sou sortudo? pois ninguém reclamou de nada, até o momento. Espero que continue assim.

    ResponderExcluir