domingo, 22 de agosto de 2010

Guibson mostra boa desenvoltura posicional

Depois de capivarar na abertura contra João batista, guibson conseguiu reverter a situação, e isso mostra como o xadrez força você a ter visões agressivas, senão o futuro é a derrota,  observe bem o seguinte diagrama:
Visto que em uma posição dessas eu abandonaria, Guibson procurou alguma forma de contra jogo, já perdendo material, ele entrega mais, com 15. ... h6! 16.Ce8 Te8 17.Bd2 Ce7 18.Bc3 Cd5 19.Dd2 g5!20.h3 Cf4 e nessa posicão ele montou um ataque que eu não vi a continuação, mas que acabou ganhando pela garra que teve de tranformar numa posição sem esperanças para outra(ainda inferior) mas com contra-jogo.

7 comentários:

  1. Num eh mah, foi muita negligência pensar que invertendo um lance não ia alterar o plano ! fiquei acabado na abertura... E o jogo do branco ficou tão bom dps dakela merda.. que apenas fzndo movimentos óbvios ia me torturando.. hahahheiua

    Até chegar nessa posição de Cd6(mostrada acima) q eu decidi parar de sofrer, pra pegar alguma iniciativa. Resolvi ceder a qualidade pra não ficar soh vendo o branco jogar !

    Agora, pode não ter compensado o material a menos, mas pelo menos eu voltei a gostar do jogo e passei a mandar na partida, conseguindo deixar o branco numa posição entorpecida e passiva! Além do psicológico do oponente que ficou abalado, porque qualquer deslize alii, tirava no min perpétuo! Foi nesse psicológico, que meu adversário cede sua digníssima por um pangaré meu e acaba as emoções do jogo !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Por esse erro grotesco na abertura, simplismente o branco ficou com 2.00 de vantagem! E com jogo fácil conseguiu 3.00 de vantagem após eu ter cedido a qualidade! Ao decorrer da minha melhora posicional fui subtraindo irrisórios décimos.
    Mas a grande questão era que a posição estava ficando complicada, com muita pressão na ala do rei e sujeita a vários táticos, e como, com todo respeito, meu adversário não era nenhum mestre, eu sentia que mais cedo ou mais tarde iria ocorrer alguns deslizes por parte dele.

    Por exemplo nessa posição da foto que estou mais ofensivo, branco ainda está com 2.70, após a próxima jogada do branco, Ce1, a vantagem branca se reduz a míseros 0.4 ! Fruto do medo ! Dc2 teria sido muito melhor, pois nada tem a temer de golpes em g2 e h3.

    Já conhecendo meu adversário, e vendo seu estilo pacífico e temeroso, fiz uma jogada muito ruim (após Ce1, joguei Ch4) deliberadamente, quer dizer, seria ruim se tivesse a resposta g3. Não sei porque, mas tinha certeza que ele não ia me garfar. Ele não tem essa frieza toda. Ele tem fobia a posições complicadas, e preferiu não entrar em: (1. ... Ch4?? 2. g3 Cxh3+ 3. Rh2 Dd7 4. gxh4 Cf4, com uma penetração em h3 inofensiva e vantagem decisiva pro branco)!
    Ao invés do correto g3, ele deu f3, e seguiu uma sequencia de erros até cair sua Dama !

    Eh... não é qualquer um que consegue 'trabalhar' sob pressão.. rs

    ResponderExcluir
  4. A posíção estava muito superior mesmo para as brancas... O guibson conseguiu colocar suas peças para atacar harmoniosamente a ala do rei, foi interessante

    ResponderExcluir
  5. A minha opiniao : O guibson realmente jogou com energia e conseguiu voltar a igualdade mas para chegar a uma vitoria ele precisou de uma força do adversário!Nao tinha nada claro ainda se ele nao desse a dama!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkk "visto que uma posição destas eu abandonaria... "

    ResponderExcluir
  7. Caros, eu não vejo motivo para desespero na posição das negras. Era possível se defender (ajuda na partida se pensarmos que defesa não é sofrimento) com 1...Tf8. Ok, a posição das negras não é a dos sonhos, mas já podemos pensar em f6 tentando um contra-jogo. Humanamente falando, as jogadas plausíveis das brancas seriam Dd2, ou Ce4 ou Cd2 ou um lance genial, nem vi e nem veria o tal lance genial, até porque não passei horas investigando a posição. De todo o modo vejamos 2 Dd2 f6!?; 3 Bh4!? fe5; 4 de5 Be5; 5 Ce5 Dd6 e talvez o cavalo de d5 seja uma boa compensação pela falta do bispo de casas negras.

    ResponderExcluir