quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Frota vence Guibson e continua na liderança

Após uma boa preparação, Guibson foi surpreendido numa variante terciária da Caro-kan, e sofreu as consequências durante boa parte da partida, mas só foi decidida nos últimos minutos num final de torres. Agora Frota abre 1 ponto de vantagem do segundo colocado e enfrentará Matheus, de pretas.

7 comentários:

  1. Que variente terciária?? coloca os 10 primeiros lances!!

    ResponderExcluir
  2. Porra.. primeira vez que jogo Caro-Kan na vida (em torneio), e comecei a me arrepender já no 6º lance.. hauieihaea
    Vacilei na abertura de novo. Entrei na variante clássica (Bf5), prepareii bem direitinho.. ai o cara vem e joga 6.Ch6 (nem subvariante eh), variante véia fraca... fui jogar automático, com movimentos típicos (e6, Cf6), tomei um Cf4, que foi chato pra krl ! Porque ia seguir h4 e h5, e agora eu não tenho mais tempo pra h6, porque Cxg6 debilita bruscamente!
    Tomei uma decisão pelo menos pior, que foi Bf5 (ainda vacilei, pois joguei direto, podia esperar o tempo da ameaça h5), ai seguiu Cxf5, exf5, e pensei que rocando grande e com apoio de g6 a debilidade n seria tão séria (o par de bispo q pesou mais).

    ResponderExcluir
  3. Mas acho que joguei certo depois daí e consegui me estabilizar no meio-jogo. Na posição da foto seguiu:
    1)0-0 g6 ( pensei nuns h3 e g5 deixandoo peao pra ganhar tempo abrindo o roque, mas prestava não)
    2) c4 c5
    3) Cd5 Dg8 (não tinha calculado a troca dos cavalos sendo tomado de peão, soh de Dama, por isso tava tranquilo... mas dps vi que 4) Cxd5 cxd5 seria terrível pra mim! preferi voltar a Dama)
    4) Bg5 Cg4! (Agora fiquei feliz ! Muito pior teria sido 4)Bf5 Bd6 e agora sim 5)Bg5, tinha uma plano pra isso, mas vi agora q tva errado, ainda bem q ele n entrou, rs... ai eu tava perdido!)
    5)g3 Te8
    6)Bf5 Bd6
    7)Bxd6 Dxd6

    Pronto, acho que comecei a entrar no jogo também. Melhor posicionado, tirei a vantagem do par de bispos, rei dele mais debilitado, domínio da coluna, enfim, e com ameça jah ! Enfim... tava me sentindo bem... :D

    ResponderExcluir
  4. Agora fiz outro erro brutal! Novamente, por fazer um lance que aparentemente eh bom, mas no fundoo EH RUIMM !!!

    Seguiu..

    8)dxc5 ...
    Agora eu vi que tem uns táticozin de Bxf5+, mas n dá em nada nessa putaria, então em poderia ter tomado de dama ou de cavalo e tava bem!! mas vi akele lance mascaradamente bom
    ... Cge5?
    ameaçando a dama dele com xeque! calculei ele voltando pra segurar o bispo, e pra d1, se não ficava no fogo da minha torre. ai desligava as torres dele e ainda tirava o perigo dos possíveis táticos em f5.
    Mas porra !
    9) cxd6 Cxf3+ (Simplismente dei um peão passadooo de presentee e um rei melhor posicionado com ganho de tempo)

    Um erro na abertura, agora um erro no meio-jogo!

    ResponderExcluir
  5. Mesmooo assimm.. cheguei no final de torres mt bem, estancando o avanço do peão passado com o rei, e minhas torres evitando penetrações e escravizando as torres dele na defesa da base do peão passado... foi bem tenso apesar da clara vantagem do peão passado! chegou a ficaar 3minutos pra mim e 2min pra ele, ai ele faz um lance fraco, que eu poderia ter trocado as torres com xeque, sem perigo de coroação... mas n vi o xeque, resolvi recuar minha torree pra estancar o avanço ! e como se não bastasse um na abertura, um no meio-jogo.. tinha que ter o do final !! A minha torre simplismente fechou a casinha do meu rei, e ele deu matee !.. (tava no apuro, mas dava pra ter mantido mais calma.. -.-)..

    Agora tá foda se classificar!!

    ResponderExcluir
  6. 4...Bf5 tem de saber 6.Ch3 ou 6.h4 com 7.Ch3 tb fi. o h6 negro sempre resolve, não tem g6.
    Mas deve ter sido boa, chegou nos apuros...

    ResponderExcluir
  7. Não mah, g6 foi necessário depois, no meio-jogo, pra dar sustento ao peão.. não foi com o intuito de flaquetar na abertura não!
    Ch3 com h4 eu jah tinha visto.. agora Ch3 direto foi uma luta pra pra achar no BCO! n eh muito comum não! mas vi depois que e5 resolve td!

    mah.. mesmo errando na abertura, foi nada tão grave não... fiquei bem depois! perdi foii porque soltei peão.. e um peão passado... numa leprosidade..!! se não ele num ganhava nem a pau! hiuaehiuae

    fiquei puto oh.. mas o Matheus vai me vingar.... isso eu num tenho nem dúvidas !! :)

    ResponderExcluir