quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Semi-Final Campeonato Cearense ainda não tem data definida

Final do cearense 2011-8 jogadores em schuring
O dia marcado para o certame mais importante do xadrez cearense na Fase Semifinal  pela Federação foi dia 8 a 12 de novembro, mas em função do Campeonato Brasileiro-Fase Semifinal,  terá que ser adiado. Que data? não se sabe. Propostas:

* Aproveitar o Feriado: 10, 11 e 15 de novembro. O único problema para este são os jogadores do interior. E porque não 15,17 e 18 de novembro? Já acontecerá o tradicional Memorial Capablanca no período 18 a 25 de novembro.
* No final do mês, com 26, 27 e 28 de novembro. Esta data já complica alguns que trabalham/estudam na sexta-feira.
Final Cearense 2011

E pra finalizar ainda tenho que fazer o torneio do IFCE, com a última etapa do circuito. E o feminino também.
Vamos ver no que decidiremos, postem aí suas propostas ou preferências que serão consideradas.
Também estamos estudando a possibilidade de em função da necessidade monetária, a Federação convidar todos os participantes cearenses da Semifinal do Campeonato Brasileiro , cedendo convites VIP's, simplesmente porque não faz sentido o indivíduo jogar campeonato brasileiro e não jogar o Local.
Em breve deve sair o Folder oficial no site da Federação.


5 comentários:

  1. Caro Matheus,

    Não entendi o porque de não realizar a semi-final cearense na data previamente agendada (8 à 11/11), ou mesmo de 26 à 28/11, nesse último caso sendo realizado em 6 rodadas. Será impossível encontrar uma data sem prejuízo para alguém. agora se demorar muito para decidir, todos serão prejudicados.

    Concordo plenamente com o convite para quem participar da semi-final do brasileiro, e ainda sugiro convidar todos os jogadores com rating Fide ou CBX a partir de 1900, ou então teremos uma semi-final praticamente fechada, pelo número de classificados até o momento.

    Um abraço.

    Lima Jr.
    Clube de Xadrez Mombaça

    PS.: Essa é minha visão pessoal para uma situação que se apresenta. Não tento de forma alguma ajudar, nem menos prejudicar alguém, mas espero poder ajudar de algum modo o nosso xadrez.




    ResponderExcluir
  2. Matheus

    Concordo com o Lima Jr com relação às datas. Não vejo nenhum inconveniente que a semifinal do Campeonato Cearense de Xadrez, ano 2012, seja de 8 a 11 de novembro, data previamente estipulada pela FCX, pois a semifinal do brasileiro se encerrará no dia 4/11/2012.

    Com relação aos participantes da semifinal, sou favorável a uma semifinal aberta a todos os jogadores cearenses que estejam com a anuidade 2012 da CBX paga. A semifinal tem que ser um grande confraternizaçã de jogadores da região metropolitana de Fortaleza com os do interior. Para finalizar, considero que uma semifinal aberta é a melhor fórmula de valorizar o campeonato cearense, pois poder-se-á associar quantidade de jogadores com qualidade de jogadores. Para finalizar este ponto e reforçar meu ponto de vista; vale lembrar que somos todos amantes do xadrez, e não profissionais do xadrez.

    Saudações.

    Pedro de Lima Neto




    ResponderExcluir
  3. Senhores,
    é cansativo passar 4 dias de intenso torneio jogando xadrez, imagine depois de um certame pesado alguns dias depois já iniciar de novo? eu sou contra, mas a decisão não é minha e nem a idéia, é do Nailton.
    Falou ele que seria remarcado para outra data, por isso publicado o post.

    ResponderExcluir
  4. Mas acredito que ele considerará e poderá fazer nos dias estipulados anteriormente mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que é sempre melhor respeitar as regras previamente estipuladas, inclusive datas. Afinal, algumas pessoas podem já ter se programado pra tais datas. Exceções só são bem-vindas quando não prejudicam ninguém. Assim, acho que qualquer mudança deve ser acordada com todos os classificados.

    Sou a favor dos convites VIPs, inclusive por já ter sido beneficiado com um no ano passado. Mas, também porque pode-se "premiar" enxadristas participativos e de qualidade, que não tiveram a oportunidade de se classificar.

    Mas, no contexto atual, sou contra uma semifinal aberta, haja vista que
    como se dá em um número relativamente reduzido de rodadas, pessoas menos "merecedoras/fortes" podem acabar se classificando, ao "correrem por fora" ao longo do torneio.

    Abraços a todos,

    Hugo Buarque.




    ResponderExcluir