quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Livros de Xadrez e treino de cálculo By: Marcelo Cunha

                                                               

 Ler livros de xadrez e passar as partidas comentadas sem pensar (calcular) muito nas possibilidades e sim prestar atenção nos comentários sobre os conceitos da partida ajuda a melhorar o volume de jogo? Ou ainda será que é melhor treinar o cálculo sem se importar muito com a leitura/conceitos dos livros?
Na minha opinião, e é o que repiso várias vezes nesse blog, o treino de cálculo é muito importante, resolver posições tácticas, tentar achar o melhor lance ou plano em determinada posição ajuda muito na hora da partida, por exemplo, a posição, mostrada e muito bem analisada no Blog Capivarando e Peruando, da partida Natanael x Dawton Lemos é empatada, sim, mas é interessante fazer um cálculo, e partir de determinado ponto avaliar se a posição é mesmo empatada, e ainda, não se contentar só com um lance, analisar pelo menos duas (no mínimo) possibilidades. 
Na partida o Dawton tentou 1...h6, mas podería-se tentar de cabeça o seguinte: 1...Rf7, 2 Rc3 Re7, 3 Rd3 Rd6, 4 Re4(única jogada) e aqui realmente não dá forçar, mas o preto tem alternativas: uma é dar o peão (isso tudo tem quer ser feito de cabeça) 4 ...e5 5 Rf3 e4, 6 Re4 Re6, 7 Rf4 e aqui a importantíssima casa d5 vigiada pelo peão branco garante o empate, mas vamos analisar de cabeça também um possibilidade perdedora para as pretas (poderia ser ganhadora se tivesse  um  tempo): 4 ...Rc6 5 Re5 Rb6?? 6 Re6 Ra5, 7 Rc5!  Rb4,8 Rc4 e ganham, note que você fez isso de cabeça, não fez o lance, treinou seu cálculo e chegou a conclusão que 5...Rb6 é lance perdedor, com 5...Rd7 as pretas voltariam a mesma posição empatada, outra possibilidade é vir com o rei preto pela oitava fileira, não dá muita coisa, mas pelo menos você está treinando e aumentando seu campo de visão.
Voltando ao primeiro questionamento, reputo muito importante, também, repassar as partidas com comentários, como exemplo disso, podemos citar, o Livro do David Brontein sobre o Torneio de Zurich de 1953, no qual participaram renomados Grandes Mestres: Averbaj, Boleslavsky, Bronstein, Euwe, Geller, Gligoric, Keres, Kotov, Najdorf, Petrosian,  Reshevsky, Smyslov, Stahlberg, Szabo, Taimanov,  neste livro o autor dá enfase ao xadrez de torneio, insere análises pontuais, instiga o leitor a fazer verificações por ele mesmo, e não se alonga com análises extensas e improdutivas. Nas próximas postagens trarei uma partida com os comentários do livro.

2 comentários: