sexta-feira, 13 de julho de 2012

Grischuk é campeão mundial de blitz


Foi realizado no período 1-11 de Julho o World Blitz Chess Championship 2012 , na cidade de Astana-capital de Cazaquistão- com a premiação de 400 mil dólares americanos.
Entre muitas feras presentes Grischuk conquistou o grande título depois de um ótimo desempenho(maior na primeira fase).
Eles jogaram um schuring ida e volta e conquistou 20 pontos, meio escore a mais que Magnus Carlsen. Observe abaixo jogos blitz de grandes feras do xadrez mundial:



4 comentários:

  1. Joga muito esse cara, é um monstro!

    Aproveito e faço um breve comentário sobre as modalidades dinâmicas do xadrez:

    -------------------------------------------------

    Pra você aí, que é desinformado ou INCAPAZ mesmo, que critica o xadrez BLITZ E RÁPIDO, veja quem joga com maior prazer e honra estas modalidades: Sergey Karjakin, Peter Svidler, Vassily Ivanchuk, Shakhriyar Mamedyarov, Magnus Carlsen , Veselin Topalov, Alexander Grischuk, Teimour Radjabov, Alexander Morozevich, Viktor Bologan, Quang Liem e outros TOPs mundiais.

    DEIXE DE SER BESTA E PRECONCEITUOSO. AGILIZE SUA MENTE. ALIMENTE MELHOR SEUS NEURÔNIOS.

    http://www.chessbase.com/newsdetail.asp?newsid=8317

    Xadrez blitz e rápido são reconhecidos pela FIDE, têm ratings próprios, inúmeros campeonatos, até mundiais.

    Se no primeiro mundo eles jogam assim, quem somos nós, do 47º mundo, pra discriminar?

    Esse "nhem nhem nhem" que modalidades rápidas e blitz não têm nada a acrescentar ao xadrez, é pura POBREZA de espírito e de informação.

    Viva os xadrez e todas as suas modalidades!

    ResponderExcluir
  2. Alguns amigos me perguntaram por que "peguei pesado" nestes comentários...

    Bom, entrei em contato com 3 clubes tradicionais (inativos) fazendo propostas pra retomarem suas atividades. A primeira foi a de criar um circuito de xadrez rápido em cada um e mater um torneio semanal blitz, além de outras atividades, como lance do mestre e torneios pensados regulares também.

    Fui muito bem atendido, porém ouvi cada absurdo sobre xadrez blitz e rápido. Os caras ainda estão na idade da pedra.

    Estou reunindo um material a respeito dessas modalidades, vou imprimir e mandar pra eles.

    Novidades em breve.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre adorei Blitz! Rápido nem tanto.

    Contudo, recentemente resolvi praticamente parar de jogar essas modalidades, não por achar q não contribuem com o xadrez, até porque muito dos fundamentos que aprendi, aprendi com as peruadas jogando blitz no antigo centro enxadrístico da UFC e no finado clube de xadrez da AABB, mas porque acho que interfere no "MEU" ritmo de jogo pensado.

    Tenho observado que, como jogava muito blitz (3 ou 5 minutos), ao ponto de preferir jogar a estudar xadrez, tanto deixava de evoluir teoricamente como queria jogar mais rápido nas pensadas.

    Como não sou muito teórico, acho q fiz uma boa escolha. Mas pretendo voltar logo a jogar os velhos "pingas". Acho até que é uma boa maneira de avaliar se os conceitos táticos e posicionais estão bem sedimentados.

    Tudo na vida tem que ter equilíbrio. Acho que estamos num bom momento. Sempre vejo torneios blitz, rápido, e pensado.

    E congratulo o Aloísio pela iniciativa de procurar novos parceiros pro universo enxadrístico cearense!

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  4. Pode ser. Se não souber lidar com a situação, ficar apenas jogando blitz e rápido, vai interferir no xadrez pensado sim. Porém, tem algumas teorias que dizem o contrário: uma delas é a do Ivanchuck, que nos ensina a lidar com a situação. Fala sobre preguiça de pensar (o que é verdade), bem como combatê-la, e que podemos usar a nosso favor. Vou traduzir e posto aqui em alguns dias.

    A idéia não é acabar ou diminuir com torneios pensados, muito pelo contrário. Como o Hugo, eu e muitos outros, entramos no mundo do xadrez jogando modalidades dinâmicas. Ou seja, é uma forma de inclusão, com absoluta certeza!

    A outra idéia é a de passar que o xadrez não é apenas uma profissão. Muito longe disso! Pelo menos aqui no Brasil, pouca gente vive "bem" apenas jogando xadrez.

    Mais uma idéia é a de que nem todos usufruem de 3, 4 ou 5 dias na semana pra jogar um torneio pensado. Isto é para estudante ou para a elite.

    A prova do sucesso do xadrez dinâmico é a quantidade de participantes. Enquanto temos 20, 25 jogadores nos últimos torneios pensado (exceto o Aberto de Fortaleza, que foi um sonho), temos 100, 120 jogadores nos eventos de rápidos e blitz. Só não vê quem não quer.

    Disseram que podem jogar rápidos e blitz na banca, na padaria, na casa de amigos... Tudo bem, podem, porém nunca vai dar 100, 120 jogadores, nunca vai valer ranking (95% gosta do ranking!!! hehehehe), nem divulgação nos sites (95% também gosta !!!! heheeh), nem troféus e medalhas (99% gosta!!!!! hehehehe).

    Tenho amizade com todos as classes do xadrez, e vejo que eles clamam por isso.

    Abraços e espero que tenham entendido a minha idéia!

    ResponderExcluir