sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Livros para virar mestre

Na passada por Lima adquiri muitas experiências, e uma delas foi ter me apossado de uma série de livros que foram indicados com essa seguinte história:
Ao assistir a partida de Dawton, no Panamericano da Juventude 2012, também dialogava com o pai de RONI(outro atleta brasileiro U14), quando chegou um homem vestindo casaco oficial da seleção do Paraguay e interrompeu nossa conversa se apresentando.
Depois de 30min que fui descobrir quem era aquela figura, era o MF paraguaio Eduardo Peralta(ELO 2210), treinador de vários campeões de pan's e promessas da sua terra.
Diz ele que treinou dois alunos que ganharam alguns PAN's e hoje são MFs com 2360 ELO(perto do seu récord a 10 anos atrás).
Peralta é um alto colecionador de livros e declara ter lido muitos e muitos deles. Daí eu perguntei :
- Mestre, eu queria estudar mas para ficar mais e forte ou até quem sabe um dia virar MF, que livros você indicaria?
- Qual o seu ELO?
- 2121.
- Ah, você está perto! Sei os livros certos que você vai chegar a mestre fácil fácil...
E daí, fomos à livraria no próprio local do evento, que tinha muitas opções só de xadrez. Comprei no total 16 super-livros com Dawton Lemos e nos comprometemos a ler todos para avançar no nível cearense.
No meu caso, não penso só na minha evolução, mas sim do xadrez cearense e brasileiro em geral. Por isso, estou disponível para que quem queira uma xerox do livro me encomende que eu mando fazer uma cópia.
Cada livro deve custar em média R$15,00 encadernado, tenho que fechar um pacote com a gráfica local. Abaixo segue o primeiro livro que estou lendo, já terminando:

Botvinnik analisa suas melhores partidas com ótimos comentários, idéias das aberturas em comparação com a atualidade. Realmente, muito bom!! Estou terminando este, que requer muito tempo para estudo, total de 120 partidas comentadas.
Já experimentei umas idéias no CCXR IFCE, mas que faltou um brilho contra Stenio Lima, que jogou muito bem a partida, conquistando vantagem na abertura após meu erro ...Bc5? e daí puxou a vitória estrategicamente.
VEJA PARTIDA

Play online chess
Mas realmente senti uma diferença nas minhas análises e vamos ver no que vai dar..e é que eu nem terminei o primeiro livro ainda. :D Esse daí tem a edição II e III! no total 360 partidas!
Os outros livros irei fazendo postagens aos poucos...

3 comentários:

  1. Esta coleção apenas mudou de nome, é a mesma que antigamente era chamada de "Partidas Selectas" com também 3 volumes. Mas é uma boa iniciativa, Matheus!

    ResponderExcluir
  2. Matheus,

    Se possível posta a relação dos livros, para que possamos escolher.

    Grato.

    ResponderExcluir