segunda-feira, 13 de junho de 2011

Marcelo Cunha é o novo moderador do Blog

O ex-campeão cearense Marcelo Cunha foi convidado a vir dar uns retoques neste blog, principalmente na área de táticas na barra lateral, e também comentar posições interessantes que surgem nos tabuleiros tanto no cenário mundial como nacional.
O amigo em comum Prof. Francisco José foi quem possibilitou esse intercâmbio, pois no Blog não tem  meu e-mail.
Aqui foi nossa conversa:
"Caro Matheus, saudações! Sou Marcelo Cunha Guimarães, enxadrista e atualmente residindo no Maranhão na cidade de Imperatriz.Gostaria de externar meus sinceros parabéns ao seu Blog, se quiser que eu envie, de vez em quando uma matéria sobre xadrez, poderei fazê-lo. Gostaria de sugerir que você troque por outro problema de mate em três ou de ganho ou empate, haja vista ter bastante tempo o problema de mate em três em seu blog, e sobre ele, quero dizer que é excelente, e é muito interessante e profícuo quem se dedique a tentar achar a solução. É impressinante como matar esse tipo de problema ajuda a melhorar o cálculo de variantes nas partidas, o treino é árduo e contínuo, mas os resultados aparecem. Soluções de finais de partidas e posições tácticas também são muito boas para desenvolver o cálculo. A solução que vi, depois de pensar pela segunda vez na posição foi: 1...gxh1 = C, 2 Rxb7 Cg3, 3 rei move ou bispo move ( agora sem tomar o peão de h2!) e mate coroando o peão de h com bispo ou dama. Observe quantas lições tem nesta solução, a primeira é a impossibilidade de tomar no lance inicial o bispo coroando dama (vale o mesmo para coroação de bispo) pois assim afogaria o rei, então começa a procura pelo lance, mas aí a rede de mate em volta do rei, que podemos chamar de estrutura da posição, pode balizar na análise dos lances candidatos (depois posso escrever um pouco sobre isso) gxh1 = C ou igual a torre, note que corando torre e o branco fazendo o lance forçado de rei, não há como as pretas evitarem das brancas forçarem a ter mais de tres lances pras prestas darem mate, principalmente porque o bispo branco toma o peão de h2!. É só isso, um abraço! S e quiser tenho uma posição de mate em três, salvo engano do Sam Loyd.
P.S: Pode me dar umas dicas de blog, pois num sei nada a respeito, e criei um blog(risos), mas estou precisando saber de algumas dicas úteis, como por exemplo como colocar um posição no tabuleiro,e como divulgar! A minha intenção é divulgar a nobre arte, e incentivar aos enxadristas a trabalharem o cálculo!, pois para os viciados em Fritz e congeneres, diante mao nada contra essas fenomenais parafernálias cibernéticas, mas só ver a máquina friamente dando a solução impecável não ajuda muito a melhorar o cálculo, tem que ser um trabalho conjunto, veja-se a respeito, excelentes exertos no blog do Rafael Leitão."
PROBLEMA EM ASSUNTO:
Brancas jogam, mate em 3!

3 comentários:

  1. M. Cunha! Agora sim!
    É, a solução é essa mesmo.
    Também deve-se dizer que ao tentar resolver o problema, ajuda muito vc calcular a imagem da posição final, daí vc faria os lances na mente inversamente.

    ResponderExcluir
  2. Wellington! A posição está invertida em relação à inicialmente postada neste blog, então há que se considerar na posição acima que os peões estejam nas casas b7 e a7, consequentemente a notação dos lances também muda.
    Alguém pode me ensinar a fazer um novo post? Pelo menos já estou conseguindo postar comentários.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, vi seu email agora.
    Para postar vc tem que entra nas configurações do BLOG.
    www.blogspot.com, daí logado, tu vai ter permissão de fazer tópicos por ser moderador, caso já esteja como.

    Eu notei que o tabuleiro está invertido.
    Mas tenta fazer um post, pode-se editar mesmo errando.

    O "Agora sim!" foi pra saudar, hahahahaha.

    ResponderExcluir