segunda-feira, 9 de abril de 2012

Rafael Leitão critica critérios de desempate exigidos pela CBX

O principal tema nos últimos meses é a inovação da CBX no seu regulamento que exige que todos os torneios da FIDE usem os critérios na ordem RECOMENDADA pela federação internacional de xadrez :
1. Confronto direto
2. Número de vitórias
3. Número de partidas com as negras...
Rafael Leitão, um dos vários insatisfeitos e grande mestre internacional de xadrez fez um comentário na rede social, onde concordo plenamente:
"O atual sistema de desempate usado nos torneios abertos no Brasil é um absurdo. Cara ou coroa seria mais justo. Isso é consenso entre todos os profissionais que conversei. Não sendo uma obrigação da FIDE, isso não deveria ser usado por aqui. A realidade dos principais torneios na Europa é totalmente diferente da nossa."
Está na hora desta palhaçada acabar!

24 comentários:

  1. Acho que os critérios "2" e "3" poderiam ser incrementados (virariam "3" e "4") e na posião "2" os melésimos medianos talvez fosse mais justo em torneios usando o sistema suiço com muitos participantes. Para torneios fechados, com poucos jogadores e todos mais mais ou menos do mesmo nível os critérios acima podem ser aplicados.
    Esse talvez seja o problema: aplicar os mesmos critérios para todos os tipos de torneios.

    ResponderExcluir
  2. Rafael Leitão está defendendo os interesses dele.

    O que vimos neste Aberto do Brasil foi muita batalha!!!

    *********** Não vimos uma mesa vazia na primeira hora de jogo (por empate combinadinho = manipulação) ************

    Neste torneio, todos deram seu máximo!

    Parabéns ao nº de vitórias!!

    Mas infelizmente vão mudar em breve e vai voltar a ser a mesma palhaçada de empates combinados. E não adianta vocês repetirem: "nhem nhem nhem mas tem empates forçados nhem nhem nhem ..." , que não tem ninguém besta não, todos sabemos das combinações ridículas que há neste meio.

    Os GMs têm poder mesmo e vão conseguir retomar os critérios de seus interesses em brve.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkk
    O Vescovi jogou com 2 MF, 2 IM e 2 GM ,sempre na mesa 1 e não perdeu pra nenhum deles.
    Mas o campeão foi o Krikor que pegou 4 não titulados!!!, perdeu prum MF!! e correu por fora. E o jogador mais forte que pegou foi um IM na quinta mesa. KKKKKK

    Matematicamente o numero de vitorias nao faz sentido num suiço (pois estamos comparando conjunto de resultados diferentes).É o mesmo que dizer que meus 5 limões valem mais que suas 4 maças! KKKKKKK Querem valorizar a vitória independente de contra quem seja.
    Tanto faz ganhar de um capi quanto ganhar de um GM.

    >>>>ENTRETANDO:
    Esta sendo bem legal ver quase todo mundo (ainda teve um bocado de empates rapidos) se "matando" pelas vitórias.
    O xadrez brasileiro só tem a ganhar com isso!!

    Sou contra a forma utilizada, mas sou a favor da idéia : Promover um upgrade do nosso xadrez!

    Parabéns à CBX (pela atitude) e não ao número de vitórias!

    ResponderExcluir
  5. Sou a favor desse critério, por ser melhor que o anterior, mas na minha opinião o melhor critério é o método da regra de Sofia.

    Nesse torneio eu tive +3 =3 -1, e pessoas que fizeram +4 =5 -1 ficou na minha frente, mesmo jogando com adversários mais fracos, e digo mais, teve jogador que teve +5 =0 -2 que jogou com jogafores mais fracos e performance pior que a minha, mas fez 5 pontos. Se for se basear nisso, a pessoa que fez 5 pontos jogou com jogadores mais fracos e teve performance rating menor que a minha vai ter que ficar atrás de mim mesmo por ter feito 5 pontos e eu 4,5.

    ResponderExcluir
  6. Corigir o (+4 =5 -1) por (+4 =1 -2)

    ResponderExcluir
  7. Enquanto o Brasil todo fala do sucesso do Aberto do Brasil de Fortaleza, promovendo o enxadrismo cearense, vocês ficam dando relevância à opinião do GM Leitão sobre critérios de desempate! ... Francamente...
    Parabéns Aloísio.

    ResponderExcluir
  8. Você foi o único que percebeu o ganho real para o xadrez nacional.

    ResponderExcluir
  9. ARI, só não entendi porque outra pessoa ganhou o troféu de "melhor sem rating" e não eu, já que o que ganhou fez 4 pontos ficou em 62, e eu que fiz 4,5 fiquei em 32. Achei estranho lá na hora, mas não quis me intrometer e alegar isso no meio da solenidade.

    ResponderExcluir
  10. Mestre ari,
    O torneio foi oooooooooootimo, disso eu tenho certeza! So ouvi ellgios de dezenas de enxadristas, e o meu nao pode faltar. Ali aprendi muito como organizador!
    O problema e a cbx impondo a adocao dos criterios com essa ridicularidade toda, nao consigo ficar calado...desculpe.
    Pra finalizar nao posso deixar meus profundos agradecimentos a seus atos em prol nao so do xadrez cearense, mas do xadrez nacional.

    ResponderExcluir
  11. Mestre ari,
    O torneio foi oooooooooootimo, disso eu tenho certeza! So ouvi ellgios de dezenas de enxadristas, e o meu nao pode faltar. Ali aprendi muito como organizador!
    O problema e a cbx impondo a adocao dos criterios com essa ridicularidade toda, nao consigo ficar calado...desculpe.
    Pra finalizar nao posso deixar meus profundos agradecimentos a seus atos em prol nao so do xadrez cearense, mas do xadrez nacional.

    ResponderExcluir
  12. É Matheus, mas você não fez nenhuma matéria no Blog sobre o resultado do torneio. Parece que foi menos importante que essa discussão sobre desempates. O problema é que quando os GMs chiam ficam todos mais ouriçados para reclamar e esquecem do que foi principal, o sucesso do Fortal 2012 em todo o país. No website da FCX também não tem nada sobre o torneio e o presidente Nailton sequer apareceu ou deu satisfação da sua notada ausência. E veja que ele é aliado. Fortaleza 2012 talvez não tenha tido tanta importância assim para os dirigentes da FCX.

    ResponderExcluir
  13. Mestre Ari, com certeza todos devem estar sem palavras (alguns poucos, 2 ou 3, com ciúmes mesmo) pra descrever ou comentar este mega evento. A cada ano se superando. O Aberto I foi nota 10. Este seria o quê? nota 11 !!!

    Já sei! Ainda não caiu a ficha de ninguém ... não foi sonho não pessoal, foi realidade mesmo!!! Acreditem!

    Até eu (que sou falastrão) estou sem palavras.

    Por enquanto (que não caiu a ficha) o que tenho a dizer é: parabéns MESTRE Ari Maia e obrigado por proporcionar aos brasileiro, principalmente aos cearenses, esta grande oportunidade!

    A comunidade enxadrística cearense (e brasileira, com certeza) será eternamente grata!

    Parabéns ao Wellington Sampaio por ter sido o melhor cearense classificado. Mesmo estando fora do cenário do xadrez pensado a muito tempo, mostrou que realmente está a um nível acima dos demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Aloísio.

      Nem estava sabendo disso!
      Minha ideia no torneio era jogar o melhor possível sem visar colocações, apesar de ter jogado com 3 MF, consegui uma pontuação até boa para quem tá afastado e jogou o último torneio em 2002!

      Excluir
  14. Matheus, olha esse vídeo/entrevista do Krikor pela Radio Xadrez.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=P_JLBmIH2bk

    ResponderExcluir
  15. Igor, foi massa, você precisava ver o pessoal batalhando! Isto vai marcar o xadrez!!

    Espero que cheguem a um acordo que prestigiem a vitória!

    Na minha opinião, o nº de vitórias é o que mais convém. Mas como sou leigo, fica a caro do peesoal mais gabaritado decidir isto.

    Por enquanto que estes critérios estão vigorando, vamos ver muita batalha, como foi vista neste torneio!!! nenhuma das primeiras mesas combinou empatezzzzzzinho! vão pensar duas vezes por enquanto...

    ResponderExcluir
  16. Matheus, acho que vc devia continuar com o BLOG de notícias, e não fazer muitos posts pessoais, vc devia colocar e mostrar os fatos que acontecem no âmbito do xadrez, daí vc dá uma opinião sua dentro do post, pq vc tá levando a coisa pro lado pessoal, eu mesmo teria uma classificação melhor sem o número de vitórias, mas mesmo assim prefiro como está, vimos os GMs lutarem, e isso é gratificante para nós meros mortais capivaras.

    ResponderExcluir
  17. Amigo Aloísio:

    Não tenho nem dúvida que todos gostaram, incluindo o próprio Matheus. Mas, quando você é um organizador de torneios, no dia seguinte (pelo menos procedo assim) gosto de olhar a repercussão do torneio (positiva ou negativa) pois este é o meu termômetro do sucesso ou fracasso do empreendimento. Mas fiquei bastante aborrecido quando comecei a ler os websites e blogs de todo o país comentando positivamente o torneio e, quando vou olhar o que diz os espaços virtuais do Ceará, entre os quais o Blog do Matheus é indiscutivelmente o melhor, vejo que o mesmo deu importância ao que um GM disse sobre desempate em vez de fazer uma matéria sobre o torneio. E como citei o Nailton, que não apareceu, repito em relação ao Matheus: "e olhe que são meus amigos". O xadrez cearense precisa aprender muito ainda e estarei sempre perto pra ajudar, mesmo que às vezes eu tenha um tratamento que julgue inferior.

    ResponderExcluir
  18. Amigo Ari, sim, o Matheus com certeza gostou do torneio e ainda contribuiu hospedando vários enxadristas em sua casa. Impossível alguém não ter gostado.

    Ele deve ter ficado insatisfeito foi com sua classificação. Relaxa aí Matheus, você é novo e tem potencial pra mais pra frente conseguir belos resultados a nível nacional, com certeza.

    Acho que ele deve estar preparando uma bela matéria sobre o evento. É que deve ter pouco espaço pra descrever a maravilha que foi.

    Um das mil coisas impressionantes que vi neste torneio, foi a velocidade na divulgação dos resultados e principalmente dos pgns! Coisa de primeiro mundo!

    ResponderExcluir
  19. E só pra finalizar: enquanto vocês discutem a relevância dos desempates, o Blog da Susan Polgar, o website da Federação Armena de Xadrez e o Diário Armênio Panorama destacam a vitória do Krikão, sequer comentada nesse blog. Estamos preparando matéria para o Chess Base também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops ... Ary, faltou você citar o meu blog! :-D
      Desde o dia 09/abril que está lá a foto do Krikor vencendo a última partida.

      Excluir
  20. É verdade, amigo Aquino. Agradeço a divulgação. Canindé também divulgou.

    ResponderExcluir
  21. Pois já eu, nunca tinha visto um evento desse porte. O local foi perfeito, a recepção, os envolvidos, e os próprios enxadristas também foram bastante educados. Eu nunca tinha visto tanto jogador forte.
    Gostaria muito que pelo menos algo parecido com esse evento pudesse acontecer de novo esse ano, e a verdade é que devemos tudo isso ao Ari.

    No dia seguinte eu falei: "Mathueus, atualiza teu blog!" Mas sei que ele não pôde..pois estava cheio de Provas e trabalhos pra entregar.

    Vi gente dando até a última gota de sangue pela vitória. Acho que nesse momento a gente tem que parar de pensar um pouco nos critérios, porque isso vem de cima, e valorizar mais o que aconteceu por aqui nesse fim de semana.

    ResponderExcluir
  22. Por favor, não juguem pq o blog coloquei isso ou aquilo, ou não coloquei. O que aconteceu comigo foi o seguinte:
    Este torneio aconteceu no período mais corrido para mim, uma vez que coincidia com o meu final de semestre no IFCE. Vcs podem conferir que nao vinha postando a algum tempo...justamente por estar preocupado com minha situação na escola técnica. Mil trabalhos para entregar, provas para fazer...
    eu ainda coloquei este post por um motivo, estava no facebook e vi a postagem de rafael, e vi que poderia ser um post rápido, com apenas Ctrl C +Ctrl v...
    como o aloisio disse, para fazer uma boa postagem tem que ter uma boa preparação! agradeço a todos e hoje ainda será postado...

    ResponderExcluir