quarta-feira, 11 de abril de 2012

CBX comunica nova regulamentação nos critérios de desempate

Finalmente a CBX resolveu fazer uma nova regulamentação nos critérios de desempate, anteriormente OBRIGATÓRIOS para eventos oficiais pela entidade nacional. Agora ela permite ao organizador escolher os critérios de seu torneio, sendo obrigatoriamente o primeiro, Confronto direto.
Também não podem ser usados "Sorteio" ou "Progressivo". O folder do Chico Alves já foi alterado e foi implantado a seguinte ordem:
- Confronto direto
- Milésimos Medianos
- Milésimos Totais
- Número de vitórias
- Número de partidas com as negras
Agora sim, nesta ordem não há dúvida de o torneio acontecer injustiças uma vez que o número de vitórias só aparece para um desempate entre os primeiros critérios. Estamos avaliando o uso da Regra de Sofia, se não houver restrição por parte de algum órgão maior.
Abaixo o comunicado:
"Considerando os resultados colhidos desde a implementação do Comunicado CBX nº 02/2012, sobre desempates; considerando as diversas opiniões de jogadores, árbitros e organizadores; e, por fim, considerando a heterogeneidade dos torneios suíços realizados no Brasil, seja em número de rodadas, participantes, bem como consistência de rating; COMUNICAMOS que também fica ao alvedrio dos organizadores a escolha dos critérios a serem usados nas provas oficiais CBX, a partir do segundo critério, com a ressalva de que é expressamente proibido realizar sorteio de critérios. Referidos critérios devem ser divulgados antes do início do torneio. De igual forma, conforme decisão tomada no último Congresso da FIDE, fica também proibido o uso do critério "escore acumulado" ou "progressivo" (No SM - critérios FIDE 8 e 9). O primeiro critério, em torneios suíços, será sempre o confronto direto entre os jogadores da mesma pontuação, sempre que possível. 
Estaremos enviando por intermédio do Delegado FIDE documentação com a experiência dos torneios aqui realizados e a distorção ocorrida. Assim, ofereceremos ao Comitê feedback, relativamente à recomendação contida ao final do C06. 
Vitória/ES, 11 de abril de 2012. 

AI Pablyto Robert - Presidente da CBX e AI Antonio Bento VPT da CBX"

18 comentários:

  1. Acho que agora só falta incluir algo do tipo "proibido empates combinados". Em alguns casos o empate é quase inevitável (dois jogadores mais ou menos do mesmo nível, sem erros grosseiros na abertura, sem apuro de tempo), mas nesses casos o folder do torneio poderia prever que o árbitro pode conferir e confirmar ou não o empate. E isso depois de pelo menos uns 30 lances completos, salvo em empates teóricos (rei + bispo x rei, por exemplo).

    ResponderExcluir
  2. Lamentável. Alguns GM´s (capivaras também!) conseguiram mudar. Vai continuar a palhaçada de sempre: empatizzzinhos combinados, reuniões de cúpula.....

    Pelo menos alguns amigos do Ceará conseguiram (foram obrigados a) entender que o PROGRESSIVO está proibido, ufa!

    Mais lamentável ainda: milésimos medianos para torneio de 5 rodadas.

    Tenha santa paciência! só 5 rodadas usa-se os totais. Eu crio um macaco (com autorização do IBAMA), até ele sabe disto.

    ResponderExcluir
  3. Regra de Sofia é interessante, mas não funciona. Ainda mais num país como o nosso, no qual a falcatrua é banalizada e faz parte do cotidiano. Pode-se burlar esta regra facilmente.

    ResponderExcluir
  4. Nenhum critéiro é justo ABSOLUTO.

    Torneio de 5 rodadas:

    Jogador X jogou com: Jogador Y, Aloísio, Moézio, Jorge Nogueira e Laroca. 4 vitórias e 1 derrota para Jorge. (citei estes meus amigos e sei que não vão me dar porrada! hehehehe)

    Jogador Y jogou com: Jogador X, Leone, Wellington Sampaio, Fred e Lucena. 4 vitórias e 1 derrota para Jogador X.

    Pelo confronto direto, Jogador X foi o campeão. Óbvio que não foi "justo" este resultado.

    Situação esdrúxula, mas possível.

    Não existe nenhum critéiro absolutamente justo.

    Deve sim existir alguma fórmula que valorize a vitória e acabem com os empatezzzzzziiiinhos combinadiiiinhosssss uiii

    ResponderExcluir
  5. Milésimos Medianos : O próprio criador do critério afirma que deve ser usado APENAS para torneios de 9 (NOVE!!!) rodadas ou mais. Na pratica é aceitavel para 7 rodadas. Mas 5 é absurdo.

    Teoricamente os medianos devem vir sempre depois de seus respectivos principais.

    A FCX deveria, assim como a CBX, padronizar esses critérios.

    ResponderExcluir
  6. Será que se não tiver desempate, e a premiação for dividida, teria mais lutas?
    O desempate serveria apenas para as colocações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabemos que não. Por exemplo: No memorial capablanca teve empates combinados nas primeiras mesas da última rodada exatamente pra dividir a premiacao.

      Excluir
    2. Jogar com um 38 apontado na cabeça, funciona?
      hauahuahauhauhaaua, brincadeira!

      Excluir
  7. Prêmio só para o primeiro colocado isolado.
    Caso chegassem 2 ou mais pessoas empatadas ao fim do torneio, o premio seria dividido.
    Poderia funcionar bem para torneios pequenos, com poucos jogadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor, sabemos que isso só colabora pros empates combinados (e as vezes entrega de partidas) exatamente para dividir o prêmio.

      Excluir
    2. Mas "Número de vitórias" também é um critério que ajuda a entrega de partidas na rodada final do campeonato (quem está pensando no prêmio, sabendo que não pode empatar uma segunda vez, ENTREGA ou COMPRA.)

      O que é uma forma ainda pior de resultado, do que o empate rápido.

      Infelizmente não tem nada que evite entrega de partida não. Isso é influenciado diretamente pela necessidade(situação financeira) e pela ética do jogador.

      Excluir
  8. Na minha opinião o melhor seria fazer desempate com partidas rapidas (15+5 por exemplo) como acontece em alguns torneios na Europa, nesse caso o unico criterio seria o confronto direto e caso este não tenha acontecido vai pro desenpate no rapido.

    ResponderExcluir
  9. Tem jeito não... Assim como o Aloísio, tô começando a achar que tem critério justo pra suiço não.

    Vale lembrar também que até no Xuring, "todos x todos", o Bobby Fisher questionou, alegando que os Russos jogavam sério contra ele("O americano inimigo da União Soviética"). Mas entre si, os russos favoreciam resultados, inclusive entregando partidas para aqueles, que tinha mais chances no torneio, que já tinham pelo menos empatado com Fisher..

    A proposta de Fisher: O torneio de candidatos, no formato de Matchs eliminatórios.

    Bora largar de vez o sistema suiço e jogar Copa do Mundo, com Tie-Break nas eliminatórias.

    32 jogadores = 5 rodadas
    16 jogad. = 4 rodadas
    8 x 8 --> Os 8 que perderem aqui são 9º Colocados (ganham premio de 9º)
    4 x 4 --> Os 4 que perderem aqui são 5º Colocado (ganham premio de 5º)
    2 x 2 --> Os 2 que perderem aqui são 3º Colocado (ganham premio de 3º)
    1 x 1 --> Quem perder aqui é 2º Colocado. Quem vencer leva o 1º.

    É maluquice... E também acho que está longe de acontecer...
    Mas uma maneira de se desviar do "COMBINADO" é isso.

    ResponderExcluir
  10. Por isso que sempre ouço com atenção o que o Aloísio fala: Ele profetizou há alguns dias atrás: Os GMs vão chiar a a CBX vai recuar. Não deu outra. É uma pena, pois o Aberto do Brasil foi disputado até nas últimas mesas, pois só a vitória interessava.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela confiança mestre Ari Maia.

    O Aberto do Brasil - II Taça Cidade de Fortaleza, já está na história do xadrez brasileiro, por vários e vários motivos, que o povo brasileiro e mundial, já citaram anteriormente. Um destes, foi a batalha que vimos! muita emoção, muito "sangue"!!!!

    Pelo amor de Deus, isso foi muito positivo!!!!!!!

    Recuaram porque inflizmente vivemos numa democracia(?) fajuta e covarde.

    ESTE FOI UM ATO ARISTOCRÁTICO!

    País vagabundo este em que vivemos mesmo!

    Já dizia o dono da pizzaria aqui da esquina : "Somente um país inferior, ordinário, insignificante, pode ser democrático. Um povo forte e heróico tende para a aristocracia." . ( Tio Benito Mussolini, pizzaoilo).

    Depois dizem que a arte de caíssa não é da elite. Francamente!

    ResponderExcluir
  12. foi mal pelo excesso de vírgulas e "pizzaOI(IO)lo"... , mas a essência está clara.

    ResponderExcluir
  13. Uma classificação deve ser tirada dos melhores colocados de cima pra baixo, uns iam terminar com mais pontos outros com menos, outros iguais.
    Não vejo uma forma mais justa dos que os critérios bucholz para desempatar isso , uma vez que eles dizem a "facilidadade ou dificuldade" da pontuação do jogador.
    Se eu enfrentar um jogador difícil, ele irá fazer muitos pontos no torneio. Se eu enfrentei um jogador mediano, ele não fará jus a algum alto rendimento. e por aí vai...
    esse critério tem uma lógica muito forte pra mim, o que acontece é que vemos entrega das partidas empates sequer jogados ou diversos...
    nao devemos colocar culpa nos criterios e sim na falta de conduta dos jogadores, e como providencia alcançar alguma punição disso.
    queremos ver gm's dar a raça, mas em um torneio fechado os antigos criterios exigidos caberiam muiiiito bem, nao no suíço ainda mais de 150 pessoas...

    ResponderExcluir
  14. Alguns amigos entenderam meu comentário como uma crítica à CBX. Na verdade foi uma crítica à elite dos ENXADRISTAS (GMs, Matheus e Antoniel hehehehe). A CBX talvez não tenha tido culpa neste episódio.

    Concordo com o Matheus, quando diz que não devemos colocar a culpa nos critérios e sim na má conduta de alguns enxadristas.

    Se houvesse alguma fórmula para proibir ou punir empatezinhossss combinadinhozzz (ui ui ui), o Buchholz sem dúvida alguma seria o mais justo e deveria ser padronizado em primeiro sempre em torneio suíço.

    Rapaz, foi tão bom ver o povo dando sangue! Na minha humilde opinião foi muito positivo isto!

    Tem que ter uma maneira de valorizar a vitória. Estou tentando desenvolver uma fórmula que envolve : vitórias, força dos adversários, cores das peças, resultados contra adversário fortes e fracos, e mais alguns critérios... Em breve divulgo pra ver a opinião dos amigos.

    ResponderExcluir