terça-feira, 10 de abril de 2012

Krikor Mekhtarian vence Aberto do Brasil- Taça cidade de Fortaleza


Neste feriadão da semana santa (5 a 8 de abril) foi realizado com a direção de Ari Maia Júnior e com uma ótima equipe de arbitragem o II Aberto do Brasil-Taça cidade de Fortaleza, evento muito elogiado pelos enxadristas em geral.
6 GM´s, 5 MI´s, 18 MF´s, 1 WMF e 1 CM são titulados dos 140 jogadores que participaram do evento e GM Krikor Sevag venceu a competição com 6.0 / 7 possíveis, vencendo nos critérios de desempate para GM Giovanni Vescovi(3º), GM José Cubas(2º) e GM El Debs(4º).
O melhor cearense da competição foi Wellington Sampaio com 4.5/ 7 e  jogador ativo de terra alencarina foi o MF Sílvio Cunha com 5.0/7.


Na sexta-feira foi realizada o Aberto do Brasil de Blitz, paralelo ao evento clássico! Extraordinário a atuação de MI Molina, que venceu a competição passando por diversos GM´s fazendo 9.5/11 possíveis. Em segundo lugar o GM José Cubas f
ez 9.0/11 possíveis também foi muito bem, seguido de GM Krikor com a terceira posição pelos preciosos 8.5/ 11.








Opinião pessoal: Muito satisfeito e feliz com a atuação de Ari Maia no xadrez cearense, que trouxe esse SUPER EVENTO para minha terra... nunca vi tanto titulado junto na minha vida! Essa fez parte da história do xadrez cearense!


Muitos informes importantes foram citados entre as rodadas como a entrega do título pela FIDE para Vinícius Tiné e Eduardo Maia de MF. A foto acima registra as meninas da organização com a camisa do evento e o II Anuário enxadrístico do Ceará.
RESULTADOS FINAIS:
CLASSICO: http://www.chess-results.com/tnr63716.aspx?art=1&rd=7&lan=10&turdet=YES&flag=30
BLITZhttp://www.chess-results.com/tnr63889.aspx?art=1&lan=10&turdet=YES&flag=30
FOTOS OFICIAIS DO EVENTO: https://picasaweb.google.com/arimaiajunior/Fotos_Aberto2012#
Confiram abaixo os vídeos feitos pela rádio xadrez:






9 comentários:

  1. CHESS BASE ESPANHOLA TAMBÉM REGISTROU O TORNEIO EM DESTAQUE. NÃO LEMBRO A ÚLTIMA VEZ QUE UM EVENTO CEARENSE FOI NOTICIADO NO CHESS BASE.
    http://www.chessbase.com/espanola/newsdetail2.asp?id=10646

    ResponderExcluir
  2. Como escrevi dentro de outro blog....

    Era a favor do critério n° de vitórias e agora sou contra....

    Mas...o importante é que o II aberto do Brasil Cidade de Fortaleza nos proporcionou dois fatos históricos...primeiro fazer parte do maior torneio de todos os tempos no Ceará, segundo fazer parte da revolução que a CBX vem trabalhando por nós enxadristas em valorizar o xadrez e acabar com a manipulação de resultados, acredito agora pessoalmente, que o critério utilizado realmente não seja esse, talvez quem sabe o armagedon mesmo seguido do confronto direto seja mais justo, mais o mais importante é acreditarmos que a CBX deu o primeiro passo e acima de tudo está do lado para o melhor para o Xadrez....por isso parabéns aos idealizadores desta revolução e parabéns e obrigado Ari Maia, por nos proporcionar esse evento que ficará marcado na história. Assim como eu , que fiz um excelente bloco para obtenção do meu FIDE estou satisfeito, tenho certeza que não apenas os 140 jogadores que deram o melhor de si nos tabuleiros está, mais toda a comunidade enxadrística não só estadual mais tbm nacional está satisfeita com este evento, acho que os únicos insatisfeitos foram aqueles que tinham condições de participar e não vieram...

    Por isso mais uma vez, pessoalmente agora, muito obrigado Ari, quando meu FIDE sair lembrarei do sr. que me deu a oportunidade de abrir meu bloco jogando contra 6 FIDE's num torneio só.....

    forte abraço a todos...

    Mineiro

    ResponderExcluir
  3. Estou "prevendo" pelo menos mais uns 10 jogadores e mais umas duas ou três jogadoras com rating FIDE até o final deste ano aqui no Ceará. Vai ficar difícil melhorar a minha posição com essa concorrência toda! Culpa do Ari!

    ResponderExcluir
  4. Termo que encontrei pra descrever este evento: ESPETACULAR. Em todos os sentidos.

    Que bela organização! Que belo nível de jogadores! Que bela premiação! Que bela cobertura! Que belo tudo!!

    Parabéns ao protagonista desta festa: mestre Francisco Ari Maia Júnior! Também aos demais envolvidos na organização e arbitragem.

    Ari, não é de hoje que o amigo vem dando o sangue para o nosso xadrez, mas desta vez extrapolou: bateu todos os recordes de satisfação e admiração!!!

    (obs.: Critérios de desempate quem estabeleceu foi a CBX)

    Nunca me senti tão honrado em poder jogar um torneio de xadrez.

    Obrigado por tudo que já fez, vem fazendo e ainda vai fazer para o nosso xadrez!

    ResponderExcluir
  5. Alguns momentos lúdicos:

    1 - Jogador pergunta: a senhora venceu?
    Na verdade era um senhor :)

    2 - Jogador sacrifica a dama... vai lá nas primeiras mesas chamar um amigo pra ver o "belo" sacrifício... o amgio chega, fica admirado, fazendo sinal de positivo... depois de alguns poucos lances, ele leva mate!! Fica sem acreditar e o amigo sai constrangido de mansinho, sem comentar nada kkkkkkkkk

    3 - Jogador que estava jogando contra um mestre na última rodada, pede silêncio por várias vezes, fazendo: "pssiiiu!"... os bagunceiros não respeitavam... o tom deste "pssiuuu" ia aumentando, e nada... ao ver quenão tinha mais jeito, soltou o grito: "ó a zuada ae !!!!!!" no meio do salão silencioso. Foi o jeito, falta de educação pagar com falra de educação, só assim respeitaram :)

    Mais alguns momentos em breve...

    ResponderExcluir
  6. Momento Lúdico foi um amigo nosso que jogou com uma mulher na última rodada, a mesma com que joguei na rodada anterior.

    Lembro que quando terminou minha partida, fomos almoçar e ele me dizia:

    "Tu é muito capivara mesmo, ficou perdido contra uma mulher! E ainda conseguiu vencer na sorte".

    Então eu disse: "Ela joga muito bem, e tem mais, se você jogar contra ela vai perder!"

    Dito e feito, ele a enfrentou na última rodada e foi massacrado em um Gambito Benko! kkkkkkk

    ResponderExcluir