domingo, 17 de julho de 2011

Pedro de Lima Neto é campeão da primeira etapa do Circuito INELSA-XADREZBRASIL

Pedro de Lima Neto venceu a primeira etapa do Circuito INELSA-XADREZBRASIL, e se classificou junto aos enxadristas Antônio Inácio, Orlando Ribeiro, Moezio Correia Nunes e Stênio Patricio para a COPA INELSA (R$4.000 em prêmios).
Vanessa Ketlyn se destacou novamente e está a caminho do seu rating FIDE: Fez mais um bloco de duas partidas. vale ressaltar que em plena quinta rodada venceu Gilberto Facó, experiente enxadrista da capital.
Orlando Ribeiro em sua ótima fase se classifica com terceira posição na etapa. Na quinta feira, empatou com o experiente Sílvio Lucena(ELO 2148) no campeonato interno BNB Clube.
A próxima etapa acontecerá no período 13 a 21 de agosto, local ainda não definido. Muitos jogadores estão desesperados para conseguirem as suas vagas. Acredito que na próxima etapa será lotação!e minha presença está garantida!
Confira resultados da primeira etapa.
 

15 comentários:

  1. Acredito que estávamos todos muito motivados para essa competição. No início Era a promessa de um grande torneio... mas infelizmente não foi assim.

    Como aqui é um lugar onde podemos deixar nossas opiniões, aproveito para deixar a minha, que por consequência pode ser a mesma de muitos dos enxadristas do Ceará.

    O Torneio se resumiu a uma grande falta de respeito aos participantes: mesas inapropriadas, problemas até para ligar o interruptor do ar-condicionado no primeiro dia (Ninguém se preocupou em ver isso no dia anterior), descaso do diretor do Torneio e VICE-PRESIDENTE da FCX que só apareceu no primeiro dia do torneio.
    Acredite se você quiser mas quase tivemos uma quarta rodada na PADARIA!! que se localiza em frente ao IFCE, não fosse por eu e Pedro Lima Neto não concordarmos.

    Digo isso não com a intensão de criticar, quem me conhece sabe que não tenho essas intensões. O que quero dizer é que ainda temos 2 etapas classificatórias e uma grande final pela frente! Até lá acho que as pessoas a frente dessa competição devem repensar em como agir daqui até lá.

    O enxadrista não quer só torneios "empurrados com a barriga". Lembro da letra de uma música:

    "A gente não quer só comida
    A gente quer comida
    Diversão e arte"

    e respeito!

    ResponderExcluir
  2. Endosso o comentário de Gilberto Facó.
    È necessário levar o xadrez cearense mais a sério, fazer com responsabilidade.
    Nem premiação foi entregue! Isso é sério.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem:

    Como copatrocinador desse torneio, fiquei muito chateado com o jeito que as coisas foram tocadas. Mas, o que vocês fariam no meu lugar? Ofereci a premiação, preparei o regulamento, fiz o cadastramento dos torneios na CBX/FIDE e dei todo o suporte técnico ao torneio, via MSN. À FCX coube arrecadar as taxas dos jogadores pagar as taxas FIDE/CBX, contratar os árbitros e executar o torneio.
    Deixo isso bem claro, pois daqui há pouco vem os aráutos do conhecimento técnico do xadrez me culpar pelos atropelos e ainda dizer que estou errado.
    É erro patrocinar o evento? É erro colocar o nome da sua marca para ser sujada com um torneio desorganizado?
    Tudo que fiz foi buscar uma boa alternativa técnica para movimentar o rating FIDE dos cearenses.
    No Rio de Janeiro, fiz a mesma proposta que fiz ao Ceará. Ontem terminou o Xadrez Brasil Open com a presença de 72 jogadores, num clima de muita festividade. No Ceará, o que aconteceu com o meu investimento? (o mesmo valor que dei pro Rio dei pro Ceará!)
    Agora se aproxima a data da 2ª etapa. O que vocês fariam no meu lugar? Abandonariam o Ceará? Não faço isso, mas lembro que de longe ajudo, mas preciso de parceiros eficientes. Alguém se habilita ou vão ficar só no rol das insatisfações?
    Ari Maia

    ResponderExcluir
  4. Por dever de justiça, enalteço o empenho dos árbitros do torneio, notadamente da árbitra Denise que, mesmo sendo auxiliar, não fugiu à luta nos momentos mais importantes.

    ResponderExcluir
  5. Outro detalhe, as taxas FIDE/CBX ainda não foram pagas, conforme o prometido.

    ResponderExcluir
  6. PS: Estou mais furioso que todos os enxadristas do Ceará juntos e já cobrei do Nailton providências, já que o Diego, por alguma razão desconhecida por mim, nem celular atende. Espero que tenha uma boa razão pra isso.

    ResponderExcluir
  7. Em nenhum momento toquei no nome Ari Maia. Se não fosse pela sua ajuda, mesmo estando tão distante, as coisas estariam bem piores.

    Aproveito para parabenizar aos árbitros que fizeram um bom trabalho, mesmo diante das adversidades fizeram o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Eu sei que não fui citado, caro Gilberto, nem fiquei ofendido pelas suas palavras, muito corretas e sinceras, mas já conheço as raposas de plantão que esperam esse tipo de comentário para pular no meu pescoço. A propósito, teve até enxadrista que, não tendo o que fazer, passou email para os jogadores fortes, sugestionando que eles não deveriam jogar o torneio. por aí você vê como as coisas funcionam nos bastidores do nosso xadrez cearense: são uns querendo fazer e os outros, por detrás, sorrateiramente, tentando destruir o trabalho.
    Ari Maia

    ResponderExcluir
  9. Realmente o seu trabalho aqui no nosso Ceará não é nada fácil, caro Ari. Algo do tipo nadar contra a corrente eu diria.

    Muitas pessoas tem fixação e até mesmo uma certa vaidade no meio enxadrístico. Elas estão longe de sentir um verdadeiro amor pelo xadrez e sendo assim muito difícil que façam um trabalho com o intuito de apenas o fazer evoluir no nosso Estado.

    Acho que o trabalho mais difícil está em identificar pessoas, reconhecer suas qualidades para estarem a frente de uma organização, e não só popularizar o Xadrez ( Fazer com que mais pessoas joguem), mas também fazer com que pessoas de nível mais alto comecem ou voltem a jogar. Acho que essa difícil missão pode fazer o xadrez no nosso estado evoluir.

    Mas em fim, quem sou eu para falar tanto sobre esse assunto. Acho que você, tantos anos por trás do xadrez no Brasil, sabe melhor o que pode ou não ser feito e as melhores opções.

    ResponderExcluir
  10. O diretor geral, Diego Lima Luz, entrou em contato comigo para que eu reservasse a biblioteca do IFCE para sediar o Circuito INELSA XADREZBRASIL, no dia 25 de junho.
    A reserva foi feita, e pela manhã do dia 2 de julho, estive lá no ifce, para até colocar as mesas no local.
    A primeira surpresa foi que não deixaram eu entrar. Disseram que não tinha documento autorizando entradas, no caso referente ao torneio(mas tinha enviado tudo certinho!).
    Segundo que ainda encontrei com o zelador responsável pelas mesas no lado de fora, e ele disse que eu não tinha autorização para solicitar isso no dia. Além de não ter crédito no dia para ligar para o chefão das mesas, não tinha nem como falar com Fco jose para resolver a autorização das entradas.
    Muito angustiado e desesperado, voltei para casa correndo, e liguei para o profesor e ele conseguiu resolver a entrada dos enxadristas.
    Mas quanto as mesas foi impossível.
    Quanto as posteriores rodadas, fizemos tudo certinho de novo, inclusive com a lista de todos os participante. Mas não fomos avisados da detetização do prédio. Assim fica difícil até pra gente ajudar.


    MORAL DA HISTÓRIA: O QUE ACONTECEU FOI MUITA BUROCRACIA E FALTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE A INTERAÇÃO SEDE-ORGANIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
  11. O professor Hélio Amazonas, da FIC, ofereceu apoio no sentido de negociar junto à direção daquela Feculdade para oferecer espaço aos enxadristas. Mas ele quer que as coisas sejam organizadas. Peçam cedo,digam qual é a necessidade, etc, para ele conseguir a liberação. Mas tem que ir atrás. A professora Rejane intermediou o contato. É só correr atrás. Não pode é deixar pra última hora.

    ResponderExcluir
  12. O Leone me confirmou, ontem, por MSN, que vai jogar a próxima etapa. O objetivo dele é até 2012 alcançar os 2300 de Rating. Vai jogar outros torneios importantes pelo Brasil afora também, para alcançar a meta. Vou ver se consigo uma vaga pra ele no ITT (International Title Tournement) aqui de Brasília no ano que vem. É um torneio Shuring...pura ralação! Mas é muito bom pra ganhar rating.
    O Iung ainda não me falou nada, mas não acredito que vá ficar de fora dessa festa. Agora que chegou aos 2300, o próximo objetivo tem que ser os 2400 e suas respectivas normas. Se ele fizer por onde (melhorar o rating) consigo fazer ITT no Ceará também. Mas só faço se tiver cearenses com condição de fazer norma, pois senão é dá título para o "estrangeiro". Veja o caso do Shumy aqui em BSB: já passou os 2400 de rating, ganhou norma no ITT e jogou a final do brasileiro. Nós temos que chegar nesse nível. Alguns jogadores cearenses perdem muito quando negociam resultados, em busca do dinheiro imediato, em vez de pensar no futuro mais distante. Perdem rating, ou deixam de ganhar um pouco mais e se distanciam do resto do Brasil. Vamos lembrar que MI e GM não paga passagem de avião, nem hospedagem pra jogar torneios fortes e ainda podem faturar as boas premiações. MF tem a rodo no país, ninguém respeita muito. O Nordeste adora bater no peito e declarar a quantidade de MF que tem. Mas quantos MI temos? Quantos GMs? Pensar grande tem que ser o nosso objetivo, se não quisermos ficar só no muro das lamentações, reclamando da vida. Quando pensei no Circuito Inelsa pensei grande, mas a 1ª etapa me deu a entender que os cearenses ainda não estão pensando grande, em razão dos poucos concorrentes. Mas ainda é tempo de repensar e dar uma sacudida. Estou com vocês e não abro.

    ResponderExcluir
  13. A propósito da etapa ocorrida, os arquivos já foram enviados à CBX, faltando apenas o Diego pagar as taxas. Não sei se já pagou.

    ResponderExcluir
  14. Tem razão Ari. Só não me responsabilizo pela etapa devido a outros torneios que fiquei responsável, como o campeonato cearense de xadrez rápido, CCXR IFCE, e outros que estou preparando.

    ResponderExcluir
  15. Acho que já falei antes: sugiro que o local do torneio "pensado" seja sempre o mesmo! Um local que seja de fato um salão para jogos de xadrez. Com as mesas apropriadas e um ambiente isolado. No IFCE não temos um espaço assim, não com as dimensões apropriadas para um evento "grande" (mais de 20 jogadores).

    ResponderExcluir