sexta-feira, 18 de março de 2011

Falece Nilo Sales na terça

Infelizmente 2011 e a nova Gestão da FCX começou com enormes perdas para o xadrez cearense. Desta vez quem nos deixa aos 85 anos,  para ir jogar ao lado dos Grandes Mestres lá em cima é nosso estimado Prof. Nilo Sales, um dos mais antigos professores de xadrez em atividade no Brasil. Este espaço é pequeno pra contar a enorme trajetória de trabalho e devoção ao xadrez, que está verdadeira lenda do Xadrez não só Cearense mais reconhecido em todo Brasil, realizou por nosso estado e que agora nos deixa de herança, o Xadrez Cearense não seria o que é hoje se não fosse por ele, então tomemos como exemplo, e continuemos a cuidar do nosso xadrez assim como o Prof. Nilo cuidava. Com certeza foi não foi um Grande e sim um GIGANTE MESTRE.
Descanse em paz nosso eterno professor. O Sr. nos fará enorme falta.
by admin, no site da FCX.
A sala de xadrez ficou fechada após o ocorrido, e provavelmente não haverá torneio esse sábado.
Lembro das últimas palavras que me foram ditas pelo mestre, no último sábado.
" Ô jogo malvado, não podemos errar um lance que perdemos a partida".

4 comentários:

  1. Sábio Mestre Nilo Sales!
    Lembro da época dos meus 14 anos, quando comecei a treinar no BNB. Lá estava Nilo, aos Sábados e Quartas-Feiras. Sempre solicito, simpático e engraçado. Estava sempre a convidar os visitantes a jogar partidas nas mesas do BNB. Fazia recortes de notícias dos jornais sobre o xadrez cearense que são verdadeiras raridades. Ainda aos 76 anos, me venceu uma partida num torneio comemorativo do BNB. Partindo agora aos 85 anos sem dar direito a revanche. Mas aposto que o Mestre ainda teria muito a me ensinar. Sua vida foi dedicada ao xadrez.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Nilo Sales está ensinando a arte de Caíssa agora aos que estão no outro plano. Nunca abandonará o xadrez.

    Tive a honra de conviver mais de 1 ano com o querido professor Nilo, quando coordenei o Salão Capablanca do BNB em 2008. Aprendi muitas coisas: no xadrez, com pequenas dicas de valor enorme; e na vida, como trabalhar sempre, com amor, bom-humor e muito vigor, apesar de seus 85 anos.

    Nunca esqueceremos de seu antológico dito: ” XADREZ É DIFÁCIL! ”

    Sempre muito bem-humorado, recebia a todos com maior prazer.

    O xadrez cearense agradece pela imensa contribuição que deu como enxadrista e professor.

    Fique com Deus prof. Nilo Sales.

    ResponderExcluir
  3. Nunca vou esquecer quando eu chegeui no BNB pela primeira vez, ele me tratou tão bem e nas outras vezes que participei , sempre me dava umas dicas de peão dobrado e outras mais que guardarei com apreço imenso, queria ter ficado mais perto por mais tempo .Sentirei sua falta mestre ...Rejane Bezerra

    ResponderExcluir
  4. É com extremo pesar que recebi a notícia do falecimento daquele que foi meu primeiro mentor, o querido mestre Nilo Sales. Conheci o mestre Nilo quando eu tinha apenas 15 anos e foi ele que me deu as primeiras aulas de xadrez no BNB Clube. Sua alegria, simpatia e carisma foram características marcantes de sua personalidade as quais jamais esquecerei. No xadrez possuía um afiado talento tático para atacar, criando sacrifícios interessantes que o levaram a combinações memoráveis fazendo jus ao seu ídolo Mikhail Tal. Realmente não tenho palavras para expressar o quão triste estou. Descanse em paz mestre Nilo, que Deus ilumine infinitamente seus caminhos, obrigado por ter feito parte da minha vida e do meu aprendizado como enxadrista e ser humano.

    ResponderExcluir