quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Chuva de torneios

Está aí, depois de muito tempo a FCX resolveu fazer uns torneios e para quem falta completar seu rating FIDE essa é a hora.
Acontecerá dois torneios em finais de semana consecutivos, ambos valem rating FIDE. Um deles é o CAMPEONATO CEARENSE DE XADREZ ABSOTULO 2010, e o outro é o Zonal Cearense de Xadrez 2010 - Troféu INELSA 45 anos. Vale ressaltar que não há premiação em dinheiro em nenhum dos dois, mas o presidente da federação está em busca de patrocínio para o primeiro.
Em seguida acontecerá em novembro o CAMPEONATO CEARENSE DE XADREZ FEMININO 2010, só que valerá apenas rating CBX.´

Dias atrás vinha conversando com alguns enxadristas cearenses sobre os critérios de desempate do campeonato cearense de xadrez, que era uma disputa em sistema armagedom. Após algumas opiniões tivemos contato com a FCX e ela resolveu alterar .
E o detalhe que ainda tem o Nordestão, que vai acontecer uma semana antes do zonal.(Na foto, os três primeiros colocados do Torneio blitz AEEC).

17 comentários:

  1. Que absurdo!Inscrição de 25 reais, mesmo com a taxa 10 reais por cabeça dos FIDE tá um absurdo!Se não tem premiação pra onde vai esse dinheiro?Sinceramente eu não entendo!

    ResponderExcluir
  2. Eu creio que o dinheiro seja para pagar os custos de deslocamentos do árbitro, além de estadia e alimentação. Não dá pra vir de Quixadá pra cá sem receber nada, a não ser que o árbitro seja um filantropo, o que não é o caso. Alguém tem que pagar a conta e, esse alguém é quem vai jogar. Temos que lembrar que não existem patrocinadores. Talvez o problema do xadrez cearense esteja aí. O presidente, que é quem deveria ir atrás de patrocínio, mora em Quixadá, um lugar pobre que não consegue nem se manter direito, quanto mais, oferecer patrocínios para o xadrez. E o citado presidente não tem condições financeiras de estar se deslocando para Fortaleza toda vez que precisar de patrocínio para realizar competições. Sejamos razoáveis, portanto.

    ResponderExcluir
  3. ari disse tudo agora, mas qual o jogador que irá jogar um torneio sem premiação?principalmente qundo se tem rating FIDE que se torna mais valorizado tipo, em alguns torneio quem tem FIDE paga um valor inferior de inscrição...
    mas é isso aí, eu só vou jogar para movimentar o xadrez cearense..

    ResponderExcluir
  4. -----------------------------------------------
    Mudança no folder do Cearense 2010
    -----------------------------------------------

    Infelizmente mudou!

    Conclusão: legalização do conluio.

    Xadrez se ganha no tabuleiro, não é combinando empatezinhos não.

    Lamentável.

    ResponderExcluir
  5. -----------------------------------------------
    Custos:
    -----------------------------------------------

    Só conheço 3 indivíduos que trabalham de graça: relógio, Prof. Ari Maia e Sr. José Soares. Estes dois últimos, além de trabalharem de graça pelo xadrez, ainda tiram de seus próprios bolsos!

    Os organizadores do Campeonato Cearense não vão trabalhar de graça. Alguém tem que arcar com os custos. Já que não conseguiram patrocinadores, sobra pra nós enxadristas. Acho justo!

    Tem dois lados aí:

    1 - O Fernando e sua equipe não vão trabalhar de graça, obviamente. São profissionais. Há todo um custo envolvido. Quem critica não sabe o quanto é complicado organizar um evento deste porte.

    2 - Faltou suor aí pra conseguir o patrocínio. Não é difícil não. Ainda mais o Fernando como Presidente, AF e grande apreendedor que é. Concordo com o prof. Ari Maia, quando diz que a distância atrapalha e muito.

    A sugestão que deixo: jogadores com rating FIDE sejam isentos da taxa de inscrição. Vamos nos movimentar pra isso.

    ResponderExcluir
  6. Não tinha gostado da regra do empate, pra mim, ainda bem que mudou!
    Se quer valorizar a vitória faça de outra forma, não exigir uma partida relâmpago após 4h de partida! Sugestão vitória valer 3pontos! e empate 1ponto!
    abraço!

    ResponderExcluir
  7. Sei nao...infelizmente é desse jeito e é desmotivante.Muito amor mesmo pra jogar.

    ResponderExcluir
  8. Mas xadrez é amor mesmo, pelo menos pra nós que não somos MI´s. Nem MF vive de xadrez no Brasil. Obviamente que uma premiação em dinheiro dá uma motivação a mais.

    ResponderExcluir
  9. MUITO amor mesmo...amo o xadrez mas participar de campeonatos assim...

    ResponderExcluir
  10. Saudações senhores
    Acho engraçado o Ari Maia,desce o cacete na fcx,e acaba fazendo o mesmo que denuncia: no circuito aeec ainda nao pagou a premiação das mulheres e pelo que sei não entregou troféus e medalhas prometidos.
    É rapadura é doce mas nao e mole nao.

    ResponderExcluir
  11. ei aloísio eu amo xadrez e sei que muitos amam, mas da mesma forma o enxadrista ta gastando seu tempo e dinheiro pra ganhar medalhas e trofeis num torneio de tamanha importância?Se comprometendo a prestigiar o torneio todos os dias marcados?
    sei o quanto é difícil realizar o mesmo mas sei também que jogadores se dedicaram para chegar nos torneios e ganhar trofeu?tem alguma coisa errada mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Acho que o comentário aí de cima não foi do Bezerra não hein? :)

    ResponderExcluir
  13. Recentemente fui atacado injusta e covardemente nesse Blog por um sujeito de nome "Antônio". Segundo o desinformado, eu não entreguei a premiação do Circuito feminino da AEEC, nem a premiação em troféus.
    Gostaria inicialmente de dizer que, desde a semana passada, a referida premiação foi repassada para a Diretora de Assuntos Femininos da AEEC, que está repassando para as classificadas do Circuito.
    Segundo: Desde dezembro de 2009 não sou o Presidente da AEEC e desde maio de 2010 nem moro mais no Ceará. Mesmo assim, ainda sou acusado de ser negligente com a gestão, que nem minha é mais.
    Terceiro:
    A premiação foi solicitada pelo presidente Meneleu à SECEL/FORTALEZA que, por engano, fez só um kit de troféus e medalhas do xadrez e das damas. Na hora da cerimônia de premiação descobrimos o equívoco, mas nada mais poderia ser feito, no momento da premiação.
    Da minha parte, patrocinei toda a premiação (R$ 3.000,00) e ainda dei mais dois troféus, mesmo não sendo mais presidente da AEEC, em respeito ao amigo Meneleu. Em 2010 investi mais de R$ 10.000,00 no xadrez cearense, mesmo tendo permanecido apenas cinco meses em Fortaleza. Algo que nenhum outro enxadrista fez no ano.
    Se fiz esse investimento é porque tenho condições financeiras pra isso e amo o xadrez cearense, como poucos.
    Há anos atrás, quando eu era presidente pela segunda vez da FCX, outro desinformado, disse que eu estava na entidade pra roubar o que ela tinha. em razão disso, me afastei por cinco anos do xadrez, pois tinha à época mais de 10 anos ininterruptos fazendo muito pelo xadrez e achei que as pessoas já não compreendiam o meu papel.
    No atual contexto, mesmo de longe, continuo colaborando com a gestão, pois acredito na causa da AEEC e nas suas bandeiras, que são as minhas também.
    O citado autor da difamação no Blog do Matheus ainda afirma que vivo criticando a FCX. Nisso ele tem toda a razão. Essa diretoria que aí está está carcomida pelo tempo e só fez até hoje ações que valorizaram aos seus próprios gestores. Mas o fim dela está próximo, para a alegria do xadrez cearense.
    Afirmo, ainda, que se for homem, pode se identificar, como eu faço todas as vezes que posto comentários, pois sou honrado, o que você não é.
    Ari Maia

    ResponderExcluir
  14. Toda razão ari, agora em diante vou filtrar comentários..

    ResponderExcluir
  15. Já deveria ter filtradao meu amigo Matheus!
    Primeiro, deve ser proibido posts de pessoas que não se identificam completamente...
    Depois, ninguem faz mais pelo xadrez cearense do que o Ari. Acho q deveríamos agradece-lo muito.
    E a gestao da FCX é ruim mesmo, apesar de recolher inúmeras taxas de cadastros onerosos, não faz praticamente nada pelo xadrez cearense.
    Os enxadristas deveriam "fazer uma estátua" do Ari, depois de todas as doações financeiras e morais pelo xadrez e "mandar pra guilhotina" aqueles que estão reclamando com a pessoa errada...

    O cara doa tempo, organização, paciencia, 10 mil, trofeus, medalhas e ainda vem gente reclamando por mais um medalhinha aki outra acolá...

    ResponderExcluir
  16. Nota 10 Rubens. Perfeito. Pra falar do mestre Ari tem que lavar a boca com cepacol 100x. Ou faça 1/1000 do que ele já fez, pra ter o direito de falar 3 palavrinhas.

    ResponderExcluir