quinta-feira, 6 de março de 2014

Liga Brasileira de Xadrez: o que é isso mesmo?

A Liga Brasileira de Xadrez é um movimento de organizadores, árbitros e jogadores de xadrez que resolveram utilizar do protagonismo para mudar a face do xadrez brasileiro. 

Nosso movimento prega a ideia da redução da burocracia, em prol de um xadrez mais democrático. Acreditamos que mais torneios podem acontecer se o sistema for mais simplificado e que isso levará ao aumento da base de jogadores de xadrez no país. 

Nossos valores são a ética, a democracia e o respeito ao enxadrista, valores esses que achamos fundamentais para caminharmos ao xadrez do futuro. 

Apesar de termos um sistema de ranqueamento, para facilitar a parte técnica dos eventos sob nossa organização, refutamos a premissa de que rating ou títulos nacionais ou internacionais façam parte da essência do enxadrismo. Acreditamos que o que é essencial é o companheirismo e a confraternização entre os nossos praticantes. 

Não fazemos restrições alguma a quem queira jogar xadrez, seja numa entidade ou fora dela. Para nós, xadrez é bom de todo jeito. 

Não perseguimos opositores. Nossa entidade não tem adversários, a não ser no âmbito do tabuleiro. Pregamos e praticamos a liberdade de organizar, arbitrar e jogar xadrez como único fundamento para a massificação do nosso jogo. 

Aceitamos as regras, mas temos a consciência que elas não podem servir para tolher o desenvolvimento do próprio enxadrismo. 

Aceitamos que dinheiro é importante para socializarmos a prática do xadrez, mas o dinheiro não pode mover nossas ações, nem servir para o enriquecimento de uma pessoa ou de um pequeno grupo, em detrimento da comunidade enxadrística. 

Nosso movimento é feito por pessoas valentes e destemidas que sabem da possibilidade de em algum momento terem que enfrentar o sistema e pessoas poderosas, mas que também sabem que o poder é uma situação conjuntural, hoje os que nos ameaçam, amanhã não poderão fazê-lo se estivermos irmanados, numa grande corrente para o bem. Acreditamos que o bem prevalecerá e que isso depende do empenho de cada um e de todos.

Venha fazer você também parte dessa corrente democrática. Seja também um organizador LBX!

3 comentários:

  1. Prezado companheiro gostaria de saber se você aceita ser o VP da Liga Brasileira de xadrez no ceará.

    Agnaldo Melo dos santos
    Presidente eleito da LBX

    ResponderExcluir
  2. Mestre, muito obrigado pelo convite...mas vou ter que recusar. Não acho que estarei prontamente assíduo quanto a participação na liga.
    Desde já agradeço...

    ResponderExcluir