segunda-feira, 21 de maio de 2012

Iung Alício comprova favoritismo e vence XVI Memorial Francisco Alves

Foi encerrada nesta noite de domingo o XVI Memorial Francisco Alves, torneio no qual Iung mostrou seu favoritismo e venceu com saldo de 4.5 pontos acumulados em 5 rodadas.

O torneio foi realizado no salão nobre do quartel do Comando Geral da PM, um local agradabilíssimo que ofereceu perfeitas condições para o torneio, acompanhada pelo excelente apoio do órgão homenageado(177 anos da PM), no período 18 a 20 de maio.

Devo parabenizar a arbitragem que atuou perfeitamente junto à direção do torneio e agradecer aos participantes pelo prestígio prestado a este evento tradicional no estado do Ceará (recebemos com todo zelo três participantes da cidade de Teresina-PI).

Na classificação final o enxadrista Paulo Sérgio (cidade de Redenção) atuou muito bem e atingiu a 2ª colocação com honrosos 4.0 pontos acumulados. Marcos Antônio ( enxadrista da região metropolitana Caucaia) ficou em terceiro também com 4.0 pontos seguido de Antônio Inácio com a mesma pontuação.
Melhor feminino- Vanessa Ketlyn
Melhor interior- Janete Mateus
Melhor sub-18- Dawton Lemos
Melhor RMF- Gutemberg Magalhães
Melhor fora do estado CE- Alan Kardeck(PI)
Melhor PM- Jorge Nogueira
Melhor veterano- Álvaro Laroca
O campeão Iung entrega prêmio de sorteio para Régis Amancio
Parabéns a todos pela atuação e convido vocês para participarem do Memorial Acioli Borges, no próximo mês de 14 a 30 de junho (torneio no sistema de uma rodada por dia: terça, quinta e sábado)- ver folder.

CONFIRAM RESULTADOS FINAIS NO CHESS RESULTS: http://chess-results.com/tnr72906.aspx?lan=1
TODAS AS FOTOS OFICIAIS DO EVENTO: https://picasaweb.google.com/111910590318815472021/MemorialFranciscoAlves2012?locked=true

5 comentários:

  1. O professor Edmar Monte segue na sua invicta trajetória de fazer do Torneio Memorial Cel. Francisco Alves um dos mais tradicionais eventos do xadrez cearense. Quando eu iniciava ainda no movimento enxadrístico, os torneios que não podiam faltar, a cada ano, eram: o Aberto do Náutico, o Aberto da AABB, o Capablanca e o Campeonato Abasoluto. De lá pra cá, as coisas mudaram. Hoje esperamos com ansiedade os Memoriais Francisco Alves, Acioli Borges e Capablanca e o Absoluto. O Aberto de Fortaleza foi um grande evento, mas não posso ousar chamá-lo de tradicional, já que só fiz duas edições. Igualmente, gostaria que o Andrezinho, hoje jornalista da TV e Rádio Fortaleza, voltasse a fazer homenagem ao seu pai, o Dr. Walter Capiberibe, que teve só um memorial em sua homenagem e foi um entusiasta do nosso esporte.
    Para se ter ideia de como o nosso esporte é fácil de organizar, posso dizer que mais 5 pessoas agirem como Edmar Monte, Miranda Leão e Vicente Francimar e patrocinarem um evento por ano, nosso calendário ficará bem mais interessante. Por falar nisso, alô Jacinta, estamos com saudades do Aberto de Pacatuba nas Andreas! Não precisamos fazer necessariamente Abertos do Brasil. Se tivermos patrocínios de apenas R$ 1.000,00, já dá pra fazermos torneios pensados na nossa esfera local e movimentar os ratings. Só pra lembrar, no ano passado, tivemos 11 torneios FIDE no Ceará. Hoje nos consolidamos como uma das maiores bases de rating FIDE do Brasil. Continuemos a avançar, com apoio de pessoas como Miranda Leão, Edmar Monte, Vicente Francimar e Roberto (Juazeiro do Norte).

    ResponderExcluir
  2. Isso! estou tentando o ZONAL FIDE esse ano! assim como a semifinal!

    ResponderExcluir
  3. Zonal Ceará, você quer dizer, né Matheus! Zonal FIDE é um pouco mais difícil. rsrs
    Não falei dos torneios oficiais que a FCX vai realizar, como o Zonal ou a Final do Cearense(obrigação da FCX) e outras competições como a Semifinal do Brasileiro, que até agora, parece que só eu tomei providências para o torneio acontecer.
    Falo de incentivadores privados que têm condições de fazer pelo menos um torneio pensado por ano. Não quero nem nomeá-los, mas sabemos que alguns poderiam fazer um esforço para manter os nossos jogadores ativos, em pelo menos uma oportunidade por ano.

    ResponderExcluir
  4. ah entendi sua sugestão Ari...! O que eu queria dizer era que o zonal este ano poderia ser FIDE.

    ResponderExcluir
  5. Torneio Chico Alves concluído. Rating já está na FIDE e deverá entrar no cálculo em breve. Nem parece com aquele passado recente em que os torneios demoravam para entrar ou nem entravam (Ihhh, lembrei de novo do Zonal 2010, que ainda não entrou, né, apesar dos patrocinadores terem pago as taxas.). Por falar nisso, o amigo Alessandro de Quixadá pagou a sua taxa de arbitragem em 2011 para poder sair no relatório da FIDE, como árbitro auxiliar do Torneio do Centenário de Juazeiro. Só que ele não pagou como deveria, direto para a entidade. Resultado, seu nome consta como suspenso no cadastro CBX. Adivinha pra quem ele entregou o dinheiro? Não canso de avisar: cadastro deve ser pago direto na CBX, seja jogador, ou árbitro.
    Claro, há exceções à regra: o Nazareno pagou o seu cadastro de árbitro, via organização do Chico Alves. Resultado: cadastro quitado no dia seguinte.

    ResponderExcluir