terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

FALECE O GIGANTE BOB TAL - By: AEEC

"Os capitalistas costumam dizer que ninguém é insubstituível. Pensam eles que pessoas são como máquinas, que quando quebra uma peça, uma outra virá ocupar as funções da anterior, sem prejuízos para o sistema. Penso diferente. Sou daqueles que imaginam as pessoas como algo único nas suas especificidades, cuja falta nunca será reposta por uma outra, mesmo que bem parecida. George Rocha de Oliveira, o Bob Tal, foi dessas criaturas que apareceram na minha vida que nunca encontrarei nada tão singular. Homem de fala simples, mas de uma profunda consciência. Sujeito que com o seu incansável trabalho no meio da rua (literalmente) agregava pessoas a sua volta, sem a mínima necessidade de institucionalização da sua obra. Bob militou no jogo de Damas e no Xadrez com o mesmo empenho e com resultados sempre expressivos. A Avenida Lineu Machado, palco de suas peripécias jamais será a mesma. Todos nós, enxadristas ou moradores do João XXIII, lembraremos com nostalgia que ali, naquele cantinho de quarteirão, entre carros e indo e vindo, surgiu o mais autêntico movimento enxadrístico popular do Ceará. Muitos jogadores fortes surgiram por lá, assim como os mais eficientes capivaras, não importa, o xadrez é assim mesmo. O que importa é que, para nós, você, George, é um herói, e que sua obra terá continuidade toda vez que alguém, em qualquer canto do mundo, pensar no xadrez, sem pensar em organização enxadrística, em dinheiro ou prêmios. Quando alguém simplesmente sentar para jogar xadrez e nada mais. Quem sabe, algum dia, conseguimos realizar o seu sonho e comprar uma sede para o pessoal da Lineu Machado jogar. Sonhar é preciso, sempre. Descanse em paz, amigo." Veja o vídeo abaixo: ( Fonte- AEEC).


3 comentários:

  1. Deus o tenha George Rocha de Oliveira. Você fará muita falta. Joguei uma partida ano passado com o George,em um torneio rápido. Ele jogou a abertura com uma rapidez impressionante, e logo saiu dos trilhos da teoria. Ficou superior também rapidamente. Incrível, ele tinha prazer em jogar, eu fiquei acuado, infelizmente ele errou e perdeu a partida, mas isso não tinha o brilho de sua partida, de seu jeito de jogar, de sua humildade e educação. Fabulosa a homenagem a Bob Tal, e mais fabuloso ainda o vídeo. Marcelo Cunha Guimarães

    ResponderExcluir
  2. Soube com pesar do falecimento de George Rocha e é com muita tristeza que deixo aqui minhas sinceras condolências à sua família e amigos. A comunidade enxadrística está de luto pela perda irreparável do nosso querido amigo e parceiro enxadrístico.

    ResponderExcluir