segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Enquete CCXR- Autor : Aloísio Lopes

É o fim do Circuito Cearense de Xadrez Rápido?!?!
Caros amigos e amigas enxadristas,
.
Alguns integrantes da Federação Cearense de Xadrez estão querendo acabar com o Circuito Cearense de Xadrez Rápido (CCXR). Outros são a favor da manutenção, além de dar todo o suporte técnico necessário.
.
Pra quem não conhece, são circuitos que ocorrem em bairros da capital e no interior do estado, com torneios semanais, abertos a qualquer enxadrista.
.
Cada circuito, geralmente, é composto por 5 torneios. Os campeões ganham vaga para a final do cearense de xadrez rápido, além de troféus, medalhas e pontos no ranking.
.
Em 2006 aconteceu com maior sucesso, tínhamos 2 torneios por semana, até 3!
.
Uma maravilha, algum enxadrista nega?
.
Não importa quem era o responsável, o que importa é que tínhamos.
.
Com o fim do CCXR em 2008, passamos a ter torneios trimestrais ou até semestrais!!!!
.
Pois bem, criei uma enquete para os enxadristas deixarem suas opiniões.
.
Peço por gentileza para o maior número de enxadristas opinarem para que tenhamos uma posição mais correta possível.
.
Podem deixar suas opiniões aqui mesmo, o na enquete:
.
Enquete no orkut.


Autor: Aloísio Lopes.


Se preferir, pode optar por fazer seu comentário aqui neste blog.

7 comentários:

  1. Sou totalmente contra a idéia de alguns em extinguirem o xadrez rápido. Não acreidto que isto esteja em pauta na atual administração.
    Sinceramente estou decepcionado caso isto venha a ocorrer; pois será o "sepultamento" dos novos talentos. Espero que os verdadeiros seguidores do xadrez "Popular" sepultem de vez com esta semente daninha.(Idéia de acabar com os circuitos de rápido)

    ResponderExcluir
  2. Dá lucro sim!!!
    FATO 1:
    De 2004 a 2007 o CCXR foi uma das principais fontes de recursos da FCX. Chegando a arrecadar próximo de R$ 2.000 por ano, que pode parecer pouco, mas é o suficiente para a FCX se "movimentar" e correr atrás de novos recursos.
    FATO 2:
    Os CCXR de 2002 (quixada:http://ccxr.br.tripod.com/) e 2003 (pereiro) foram totalmente pagos com patrocínios. Todos os organizadores recebiam da FCX as medalhas personalizadas (não eram aquelas que a gente compra na bd esport) ,divulgação no site da FCX e arbitragens para suas etapas, seja onde fosse. Ao organizador cabia dispor o espaço com mesas e cadeiras e cobrar inscrição caso fosse necessário para pagar o aluguel dos equipamentos. Lembrando ainda que TODOS os finalistas tinham PASSAGENS,ALIMENTAÇÃO E HOSPEDAGENS PAGAS!!!!!
    No meu ponto de vista (ou seja , concordem ou não) :
    O CCXR nos últimos dois anos não foram bons por incompetência da própria direção da FCX. Primeiro porque se acomodou com o dinheiro que recebia e segundo, não contente com o montante recebido, em vez de procurar patrocínios, aumentou as taxas do circuito e o pior de tudo, durante a assembleia que aprovou o aumento a justificativa foi : "O objetivo de aumentar as taxas é arrecadar mais!!".

    ResponderExcluir
  3. Aumenta o nível sim!!
    O que não aumenta o nível do nosso xadrez é não jogar!

    Lembro que no início dos torneios de rápido eu ganhava praticamente tudo.Fiquei lider do raking por muito tempo. Com o tempo os demais jogadores foram estudando pra poder jogar melhor os torneios e os jogadores mais fortes, vendo varios outros jogadores com rating bem maior que o deles, passaram a jogar também os rápidos. Com a difusão por vários bairros e cidades houve um intercambio maior e uma benefica troca de experiências.

    Em um torneio rápido é possivel você por em prática uma abertura que esteja estudando e ir aperfeiçoando. Lembro que no livro do Bob Fischer, ele estudava bastante os livros de aberturas e ia pra praça jogar partidas de 10min para praticar.

    Agora , é obvio que só rápido não é suficiente, é preciso complementar com os pensados!

    ResponderExcluir
  4. O RATING FCX
    Ao contrário do que alguns pensam, o rating FCX não é um prêmio ou coisa do tipo, para se ter o CCXR é necessário um rating para que a arbitragem possa emparceirar melhor (requisito básico para o sistema swiss funcionar) e os jogadores possam sentir sua evolução. Imagine você ser o ultimo (ou o primeiro) da lista de emparceiramento para a "vida toda"!!!

    Rating FIDE praticamente ninguem tinha, Rating CBX é muito caro e era atualizado uma vez na vida e outra na morte,e iriamos ter torneios todas as semanas. A solução portanto foi criar um rating (FCX) que fosse barato e atualizado semanalmente. Ou seja, pura necessidade.

    Caso haja necessidade posso voltar a calcular o rating FCX pra não deixar o CCXR morrer!

    ResponderExcluir
  5. Além do de 2006, o de 2002(http://ccxr.br.tripod.com/) com mais de 450 participantes e 2008 (http://capivarando.blogspot.com/2008/12/quem-no-foi-perdeu.html) foram inesquecíveis!!!

    ResponderExcluir
  6. O Inácio e Leone são dois exemplos de vários que provam que o circuito aumenta o nível sim.

    ResponderExcluir
  7. A proposta de acabar com o circuito cearense de xadrez rápido é sem cabimento, pois o circuito este é um evento que permite movimentar os amantes da arte de Caissa, promove a captura de novos talentos e colabora a popularizar o xadrez nos bairros de Fortaleza e nas cidades do interior do estado. Portanto, sou totalmente contrário a extinção deste evento e sou de opinião que a atual direção da FCX deve levantar todos os esforços para garantir a execução do circuito de xadrez rápido durante todo o ano de 2010.

    Pedro de Lima Neto

    ResponderExcluir